Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2012 - 16h46

Análise: As raízes do otimismo republicano

Publicidade

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
DE CINCINNATI, OHIO

O presidente democrata, Barack Obama, manteve uma pequena, mas constante, vantagem nas últimas pesquisas divulgadas. Mesmo assim, a campanha de Mitt Romney continua otimista com os resultados de hoje.

Por que?

Na visão da campanha de Obama, os republicanos estão simplesmente "blefando". Mas na visão da cúpula republicana, há dois motivos para se manterem confiantes.

Primeiro, os números dos votos antecipados. Tradicionalmente, os democratas mantêm vantagem nos votos antecipados, e os republicanos, no dia da votação.

Segundo números divulgados pelos Estados que permitem votação antecipada, os democratas continuam com vantagem nesses votos, mas em margens bem menores do que em 2008. E no Colorado, por exemplo, Mitt Romney tem dois pontos de vantagem sobre Obama -que venceu no voto antecipado no Estado, em 2008.

A aposta dos republicanos é que a vantagem democrata no voto antecipado deste ano não será suficiente para compensar a tradicional desvantagem do dia da votação.

O segundo motivo para otimismo é a composição do eleitorado. Republicanos sabem que está em curso um declínio inexorável no número de eleitores brancos, uma vez que as minorias devem se tornar maioria no país em alguns anos.

Só que as minorias -hispânicos e afro-americanos principalmente- comparecem em taxas bem menores às urnas.

Em 2008, Obama conseguiu gerar um entusiasmo tal que o comparecimento entre essas minorias foi recorde. Neste ano, os republicanos apostam que não haverá esse comparecimento maciço de minorias -e que os brancos, que votam majoritariamente em Romney, terão alto comparecimento. Ou seja, eles apostam que poderão atrasar um pouco a mudança demográfica nas urnas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página