Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2012 - 18h12

Jovens que votaram em Obama em 2008 mudam de lado e apoiam Romney

Publicidade

DA AFP

Colleen Weston, 28, foi uma dos muitos jovens americanos seduzidos pelas mensagens de esperança e mudança transmitidas por Barack Obama em 2008, mas, quatro anos depois, diz que está desencantada e decidiu votar pela primeira vez em um candidato republicano, Mitt Romney.

Chinês Ai Weiwei apoia Obama, mas o critica por direitos humanos
Para Europa, diferença entre Obama e Romney pode ser marginal
Povoado da família Obama no Quênia exibe eleições em telão

"Estou completamente decepcionada com tudo o que Obama fez", diz Weston, diretora de marketing de uma pequena fábrica de Cleveland, no Estado de Ohio. "Simplesmente não vi fazerem efeito os planos que Obama apresentou em 2008, como fazer a economia crescer e trazer mudanças para os americanos."

O desabafo de Weston é uma mostra do que vem sendo apontado por pesquisas que indicam que Obama tem hoje menos apoio entre os jovens. De acordo com especialistas, isso acontece porque essa parcela da população cresceu em um ambiente em que a economia sofre com recessões, tendo de lutar para conseguir trabalho e, muitas vezes, voltar para a casa dos pais.

Um estudo do grupo Generation Opportunity, que analisa o comportamento de pessoas com idades entre 18 e 29 anos, indica que 89% delas afirmam que a economia está influenciando sua vida diária --muitas tiveram de cortar gastos relacionados ao lazer e à alimentação e 17% dizem ter sido obrigadas a adiar eventos importantes, como o casamento.

Em 2008, 66% dos eleitores com menos 30% anos votaram em Obama, que venceu o republicano John MaCain. Mas um levantamento do Instituto de Política de Harvard, divulgado no mês passado, mostrou que Obama perdeu apoio entre os eleitores de 18 a 29 anos registrados para votar, obtendo 55% das intenções de voto.

Outra preocupação da campanha de Obama é o nível de participação desse público na eleição --nos EUA o voto é opcional. Dados de um levantamento feito em setembro e outubro pelo jornal "The Washington Post" e da rede de TV ABC News indica que 67% dos jovens com menos de 30 anos registrados para votar deram certeza de que votariam. Há quatro anos, nesse mesmo período do ano, o índice era de 80%.

Para Weston, Romney está mais preparado para lidar com a economia, em razão de ser um homem de negócios. "Quando você tem 24 anos, pensa que os temas sociais são mais importantes. Mas, se o casamento gay for legalizado, isso não me afeta diretamente, enquanto o tema econômico é definitivamente importante para mim."

Derek Anders, 23, também votou em Obama em 2008, mas decidiu mudar de lado, há dois anos. "Eu vi que a nossa dívida pública continuava aumentando e que havia mais gente desempregada", diz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página