Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2012 - 22h27

Milhões de eleitores latinos votam e se tornam a esperança de Obama

Publicidade

DA AFP

Milhões de eleitores latinos votavam nesta terça-feira (6) nos Estados Unidos. Espera-se que 12,2 milhões dos 50 milhões de latinos --a maior minoria do país-- compareceram às urnas hoje.

Segundo pesquisas, a grande maioria deles votarão no candidato democrata à reeleição, Barack Obama --à exceção da Flórida, um Estado-chave onde o voto cubano se inclina para o republicano Mitt Romney. Nevada, Colorado e Virgínia são outros Estados cruciais para a eleição.

Pesquisas recentes apontam que, se os eleitores latinos forem em massa às urnas, Obama pode vencer em pelo menos quatro Estados-chave e superar o empate técnico previsto em nível nacional.

"O mais importante é que nossa voz, a do eleitor hispânico, seja ouvida", disse Celeste Guerra, uma estudante hondurenha de 20 anos que votava pela primeira vez em Miami. "Que o presidente Obama saiba que conta com o nosso voto e que deve nos apoiar."

No outro extremo do país, em Los Angeles, uma banda dos tradicionais músicos mexicanos mariachis percorreu as ruas de um distrito latino para estimular as pessoas a votar.

Edna Hernández, uma jovem de 23 anos que acordou com a serenata disse que tinha votado em Obama "pelo apoio que deu aos sonhadores" --estudantes em condição ilegal que ganharam o direito de permanecer nos Estados Unidos.

Guerra e Hernández representam 73% dos eleitores latinos que se declararam favoráveis a Obama, segundo o grupo de comunicação hispânico ImpreMedia e da empresa LatinoDecisions. Apenas 24% se manifestaram pró-Romney.

Há cerca de 24 milhões de latinos registrados para votar nos EUA, mas calcula-se que 12,2 milhões compareceram aos centros de votação hoje (51% do total), indicou a Naleo (Associação Nacional de Funcionários Públicos Latinos Eleitos e Designados, na sigla em inglês).

Em 2008, Obama obteve mais de 60% dos votos latinos --cerca de 9,7 milhões.

FLÓRIDA REPUBLICANA

A Flórida possui 29 votos no Colégio Eleitoral (dos 270 necessários para ficar com a vitória na eleição) e, apesar de os eleitores latinos representarem a maioria nos centros de votação do condado de Miami hoje, o eleitorado cubano tem peso forte a favor dos republicanos --embora não tão forte quanto antes.

Só no condado de Miami-Dade, sul do Estado, os cubanos são quase 70% dos republicanos registrados.

Aqueles que chegaram na década de 60 votam em sua grande maioria em Romney: "Precisamos de uma mudança. Trabalho para a minha esposa e para a minha filha, Obama não sabe nada de economia", disse Rubén Salazar, aposentado de 72 anos que acordou às 3h30 para entrar na fila e votar às 7h.

FLÓRIDA DEMOCRATA

Mas os que têm menos idade estão mais abertos às propostas democratas, como Estrella del Sol, uma cubana de 52 anos, que votava pela primeira vez em seu país de adoção. "É a primeira vez que vou votar e, sendo cubana, é um privilégio aproveitar este direito que dá liberdade", disse Del Sol, afirmando que votará em Obama.

Em 2008, Obama ganhou surpreendentemente a eleição na Flórida com uma vantagem apertada.

O secretário de Estado da Flórida, Ken Detzner, disse que o Estado, que tem 11,9 milhões de eleitores, provavelmente vai "bater um recorde em termos de participação". Quando restavam quase três horas para o fechamento das urnas, ainda havia eleitores sem votar após cinco horas na fila.

OUTROS ESTADOS

Enquanto na Flórida o voto cubano faz com que entre os latinos Obama tenha uma vantagem apertada de 51% a 47% sobre Romney, segundo uma pesquisa recente Florida International University/"The Miami Herald"/"El Nuevo Herald", o democrata goza de grande apoio entre os latinos de origem mexicana do Oeste --como na Califórnia e em Nevada-- e os porto-riquenhos e dominicanos do Leste --como Nova York.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página