Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2012 - 23h06

Pequena maioria aprova trabalho de Obama como presidente

Publicidade

DE SÃO PAULO

Apesar de a campanha do candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, ter tentando repetidamente minar a forma como o atual presidente e candidato democrata à reeleição, Barack Obama, lida com a economia e outras questões em seu mandato, pesquisa boca de urna sugerem que a campanha não foi bem sucedida.

Segundo o jornal "New York Times", os primeiros resultados mostram que uma estreita maioria dos eleitores aprova a forma como Obama está fazendo seu trabalho como presidente e cerca de metade de todos os eleitores expressam opiniões positivas sobre a administração do democrata como um todo.

Os principais estrategistas de Romney acreditavam que os americanos descontariam sua irritação com o presidente no dia da eleição, mas aparentemente os republicanos não conseguiram convencer a maioria dos eleitores.

Dos americanos que votaram, apenas dois em cada dez eleitores disseram estar completamente irritados com Obama e três em cada dez, apenas insatisfeitos --mas não com raiva. Os que têm opinião positiva sobre o democrata ficaram igualmente divididos entre entusiasmados e meramente satisfeitos.

Quase dois terços de todos os eleitores disseram que a resposta de Obama à tempestade Sandy foi um fator considerado em seu voto para presidente. Dois quintos disseram que sua postura foi um fator importante.

A maioria disse que Obama lidaria melhor com o Medicare do que Romney e pouco mais da metade confia mais no atual presidente para lidar com uma crise internacional, mas, em relação à economia e ao déficit, uma estreita maioria disse que Romney se sairia melhor.

MENOS ESTADO, MAIS INICIATIVA PRIVADA

Pesa a favor do candidato republicano o fato de os eleitores acharem que o governo está tentando fazer demais pela economia. Um tema central da campanha de Romney foi a necessidade de o governo desempenhar um papel menor na vida do país --e as empresas privadas, um papel maior.

Segundo o boca de urna, mais eleitores disseram que o governo está fazendo muitas coisas e que seria melhor deixar o problema para as empresas e os indivíduos. Em 2008, pouco mais da metade disse que o governo deveria fazer mais para resolver os problemas do país.

A grande maioria dos democratas favoreceu o governo, enquanto a grande maioria dos republicanos discordou. Segundo a pesquisa, desequilibraram a balança os eleitores independentes --a maioria também disse que o governo estava fazendo muito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página