Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2012 - 23h27

Na Flórida, eleitores recebem ligação dizendo que votação seria amanhã

Publicidade

DA EFE

Um erro das autoridades da Flórida fez com que cerca de 12 mil eleitores do Estado recebessem uma ligação telefônica pedindo para que eles compareçam às urnas amanhã, quarta-feira (7), um dia depois da data correta das eleições presidenciais americanas.

O erro ocorreu porque estava programado para ontem uma ligação automática de lembrança da eleição para 27.917 eleitores do condado de Pinellas, no litoral oeste da Flórida, mas um erro no sistema fez com que 12.525 ligações fossem realizadas apenas hoje, às 13h locais (16h do horário de Brasília).

A chamada dizia aos eleitores que eles deveriam entregar sua cédula eleitoral "amanhã", referindo-se a terça-feira, explicou a porta-voz do comitê supervisor de eleições do condado, Nancy Whitlock.

A Flórida é um dos principais Estados nas eleições presidenciais porque representa 29 delegados do Colégio Eleitoral (dos 270 necessários para eleger o presidente dos Estados Unidos para os próximos quatro anos).

Carole Crist, esposa do ex-governador da Flórida Charlie Crist, foi uma das pessoas que recebeu a chamada hoje, quando estava realizando campanha por Obama.

O prefeito de Tampa, Bob Buckhorn, disse em seus perfis em redes sociais que o supervisor eleitoral do condado deveria ser demitido.

URNA COM DEFEITO

Mais cedo, uma urna eletrônica de um colégio eleitoral da Pensilvânia foi substituída depois que um eleitor postou no YouTube um vídeo em que mostra que a máquina transferia o voto no candidato democrata Barack Obama para o republicano Mitt Romney.

No vídeo, o eleitor aperta repetidamente o botão para votar em Obama, mas a urna selecionava o voto em Romney. De acordo com a rede de televisão "NBC", a máquina foi tirada de operação.

Veja abaixo o vídeo:

máquina

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página