Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 19h21

Hillary Clinton diz que quer deixar Departamento de Estado; veja palpites

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 19h58.

O presidente Barack Obama foi reeleito nas eleições desta terça-feira e ficará mais quatro anos à frente dos Estados Unidos. No entanto, alguns de seus secretários, em especial a secretária de Estado, Hillary Clinton, já manifestou que deve sair do governo.

Nesta quarta, questionada sobre os planos de Hillary, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que eles não mudaram. "Vocês já ouviram várias vezes que ela pretende ajudar na escolha de um sucessor e então voltar à sua vida privada, descansar um pouco, pensar, escrever e tudo mais", disse.

Antes mesmo do fim do pleito, a imprensa americana já especulava quem poderia compor o gabinete do segundo mandato de Obama.

Na cúpula dos Departamentos, a tendência é que alguns atuais titulares assumam novas pastas, como a embaixadora na ONU, Susan Rice, que é uma das opções para ser a nova secretária de Estado, concorrendo com o senador e candidato democrata em 2004, John Kerry.

Outros nomes novos são cotados, como o chefe de polícia de Nova York, Ray Kellly, que pode ficar no Departamento de Segurança Nacional.

Nem todas as mudanças devem ocorrer logo no início do mandato. Leon Panetta, à frente do Departamento de Defesa, deve sair somente após organizar o orçamento da pasta com os cortes automáticos a partir de 2013.

Veja as especulações para as secretarias da segunda administração de Barack Obama:

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página