Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 08h02

Família Kennedy retorna ao poder com deputado em Massachusetts

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Joseph Kennedy 3º, sobrinho-neto de John F. Kennedy, o presidente que foi morto em 1963, foi eleito para o Congresso pelo Estado de Massachusetts. Sua vitória representa o retorno da mais famosa dinastia americana à política.

Com metade dos votos, Obama diz querer dialogar com rivais
Mitt Romney reconhece a derrota e diz que já ligou para Obama
Em referendo, Estado americano de Maryland aprova casamento gay

Os Kennedy não estavam presentes no Congresso americano desde 2010, quando Patrick Kennedy, filho de Ted Kennedy e deputado por Rhode Island, anunciou que não tinha intenção de continuar na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados).

Joseph Kennedy 3º é neto de Robert Kennedy, morto a tiros num hotel em 1968. Ele substituirá seu colega de partido, o democrata Barney Frank.

Bizuayehu Tesfaye/Associated Press
Joseph Kennedy 3º, sobrinho-neto do presidente John F. Kennedy, discursa após sua vitória em Massachusetts
Joseph Kennedy 3º, sobrinho-neto do presidente John F. Kennedy, discursa após sua vitória em Massachusetts

Sua vitória sobre o republicano Sean Bielat foi virtualmente assegurada assim que conseguiu a indicação nas eleições democratas primárias, em setembro. O Estado de Massachusetts vota tradicionalmente no Partido Democrata para o cargo e elegeu um republicano pela última vez em 1944.

"Nós queremos a chance, a oportunidade para fazer o melhor que pudermos, a chance para construir uma vida da qual poderemos nos orgulhar", disse após a vitória. "Eu entrei nessas eleições porque, acima de tudo, eu acreditava que essa é a promessa que esse país faz a cada um de nós."

Kennedy, 31, já foi promotor, trabalhou no Corpo da Paz (agência federal para ajudar países em desenvolvimento, fundada pelo seu tio-avô enquanto era presidente) e é favorável ao casamento gay. Com 80% da apuração definida, ele tinha recebido 62% dos votos, contra apenas 36% de Bielat.

Após as eleições desse ano, os democratas permanecem com maioria no Senado e os republicanos retiveram o controle da Câmara dos Representantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página