Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 14h36

Líderes mundiais comentam vitória de Barack Obama; veja reações

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Líderes mundiais de todos os continentes parabenizaram e deram seus cumprimentos ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se reelegeu após a eleição de terça-feira (6).

Deputado republicano quer "passos conjuntos" com Obama
Vitória de Obama é destaque na imprensa mundial; veja imagens
Leia a íntegra do discurso de vitória do presidente Barack Obama

Obama venceu o republicano Mitt Romney em uma votação apertada. Por volta das 13 horas em Brasília, o democrata havia conseguido 303 votos no Colégio Eleitoral, acima dos 270 necessários para a definição eleitoral, contra 206 do republicano.

A situação da Flórida, que tem 29 delegados, ainda está indefinida devido à pequena diferença entre os dois candidatos. No entanto, os votos não farão diferença para a definição dos resultados.

Na votação nacional, Obama obteve até o momento 50% dos votos, enquanto Romney tem 48%, com uma diferença de 2,6 milhões e 97% das urnas apuradas.

Veja a repercussão entre os líderes mundiais.

*

AFEGANISTÃO

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse em nota que deseja aumentar as relações com os Estados Unidos para o combate ao grupo armado Taleban, contra quem estão em guerra desde 2001, após o 11 de Setembro.

A retirada dos 68 mil soldados americanos que ainda estão no Afeganistão deverá acontecer até 2014 e foi uma das promessas para o primeiro mandato de Obama. Após o período, Washington colaborará com as tropas afegãs para a manutenção da ordem.

Em comunicado, o Taleban exigiu que a saída das tropas americanas do país e disse que Obama "talvez tenha percebido que perdeu a guerra". Os insurgentes consideram que a saída das tropas é a única forma de evitar mais mortes de soldados e o aumento do antiamericanismo da região.

IRAQUE

O presidente do Iraque, Yalal Talabani, mostrou seu desejo por reforçar o diálogo e a moderação para resolver os problemas internacionais.

Ele também pediu a ampliação dos laços militares e estratégicos entre os países. O Iraque foi ocupado por tropas americanas de 2003 a dezembro de 2011.

ONU

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon, pediu que o presidente americano atue com rapidez para solucionar a crise na Síria e retomar o processo de paz no Oriente Médio.

O governo americano tem dificuldades de atuar na crise síria por meios diplomáticos por causa dos vetos da Rússia e da China a iniciativas incisivas contra o regime de Bashar Assad. Outro temor é a repetição na Síria da desordem causada na Líbia após a intervenção que derrubou Muammar Gaddafi.

OPOSIÇÃO SÍRIA

O Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão da oposição, disse que espera a ajuda de Obama para derrubar o regime do ditador Bashar Assad.

"Esperamos que ele coloque a Síria entre as prioridades de sua política externa, para acabar com a crise e realizar as aspirações do povo sírio de eleger seu governo e seu presidente, assim como fez o povo americano", disse Radwan Ziadeh, diretor de relações internacionais do CNS.

O presidente do CNS, Abdel Basset Seyda, disse esperar que a administração americana trate a crise síria "com seriedade e responsabilidade para poder deter as mortes e as destruições".

O conselho está reunido desde domingo em Doha para renovar seus dirigentes. Na quinta-feira (8), outras forças da oposição se juntam para debater proposta do dirigente Ryad Seif apoiada pelos Estados Unidos.

ISRAEL

O primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, afirmou que a aliança estratégica entre Israel e Estados Unidos está mais forte que nunca. Já políticos da direita do país manifestaram "decepção" e "preocupação" com a vitória do democrata.

PALESTINA

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu que Obama mantenha os esforços a favor do processo de paz, enquanto o Hamas, que governa a faixa de Gaza, pediu mais equilíbrio ao presidente americano.

O negociador-chefe da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), Saeb Erekat, solicitou apoio ao pedido de reconhecimento como Estado que os palestinos apresentarão neste mês à ONU.

MÉXICO

Vizinho e um dos principais aliados dos Estados Unidos na América Latina, o México felicitou Obama e pediu o aumento da cooperação econômica e no combate ao narcotráfico, um dos maiores problemas mexicanos.

O presidente Felipe Calderón, que deixa o cargo no mês que vem, enviou uma carta a seu colega americano em que elogia a participação dos americanos. Já o mandatário eleito, Enrique Peña Nieto, disse que gostaria de visitá-lo como parte de sua agenda de cooperação bilateral.

RÚSSIA

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou nesta quarta-feira um telegrama de felicitações ao colega americano e disse que recebeu a notícia da reeleição "muito positivamente", informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Esperamos o desenvolvimento de iniciativas positivas, o aperfeiçoamento das relações bilaterais e a cooperação entre Rússia e Estados Unidos no plano internacional, no interesse da segurança e da estabilidade no mundo", completou.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou pretende seguir colaborando com a administração de Obama "até onde a administração americana desejar".

CHINA

O presidente, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, enviaram uma mensagem de felicitações. O vice-presidente, Xi Jinping, que deve assumir a liderança do Partido Comunista e a presidência chinesa nos próximos dias, também saudou o colega americano.

DALAI LAMA

O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, dá os parabéns ao democrata e pede ajuda para dar uma solução ao imbróglio entre o território e o governo chinês. "Esperamos que sua administração seja capaz de dar passos à frente e defender uma solução mutuamente aceitável", disse.

JAPÃO

"Enviamos uma mensagem de felicitação ao presidente Obama, com quem queremos manter a mesma cooperação", disse o primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, em declarações recolhidas pela rede japonesa NHK, ao chegar a Tóquio procedente do fórum Ásia-Europa (Asem), realizado nesta semana no Laos.

O ministro porta-voz, Osamu Fujimura, disse que Obama "tem grande consideração com a zona Ásia-Pacífico". Os dois países têm, segundo ele, "uma relação estreita e compartilham a visão do futuro". Ele destacou a importância da aliança na atual situação de segurança na Ásia Oriental, no meio da tensão territorial que Tóquio mantém com Pequim pela soberania do pequeno arquipélago Senkaku/Diaoyu.

REINO UNIDO

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, parabenizou Obama por sua reeleição durante visita à Jordânia. "Gostei muito de ter trabalhado com ele nos últimos anos e espero continuar a parceria nos próximos. Há muitos afazeres: temos que estimular a economia mundial, assinar acordos entre Europa e Estados Unidos e discutir soluções para a crise na Síria. Obama é um presidente muito bem-sucedido."

UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia também cumprimentou o presidente reeleito e manifestou desejo de fortalecer relações, com o intuito de "enfrentarmos juntos os desafios globais, especialmente em matéria de segurança e de economia".

O presidente do Conselho da União Europeia, Herman Van Rompuy, se declarou "muito feliz" e o líder da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, manifestou "calorosas felicitações". Ambos disseram querer "se reunir rapidamente com o presidente Obama para confirmar nossas prioridades e dar um novo impulso a nossa ação comum".

FRANÇA

O presidente, François Hollande, saudou a "eleição clara" dos americanos por um país "aberto e solidário, plenamente comprometido no cenário internacional".

A vitória do democrata mostra, segundo ele, que os americanos estão "conscientes dos desafios de nosso planeta: a paz, a economia e o meio ambiente".

ALEMANHA

A chanceler Angela Merkel elogiou a cooperação EUA-Alemanha para tentar superar a crise econômica global.

ESPANHA

O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, manifestou "plena disposição" da Espanha para "seguir fortalecendo e aprofundando" as relações bilaterais.

Rajoy também disse que está convencido de que "o excelente diálogo político" alcançado até agora "permitirá seguir trabalhando juntos em todos os âmbitos, para benefício dos cidadãos". O presidente do governo espanhol deseja a Obama "o maior sucesso em seu novo mandato".

VATICANO

O papa Bento 16 enviou um telegrama ao democrata Barack Obama, felicitando-o por sua reeleição. Ele disse que pede a Deus para ajudar Obama em sua "grande responsabilidade à frente do país e da comunidade internacional". Além disso, o pontífice diz que os ideais de liberdade e justiça devem se manter firmes nos EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página