Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 19h51

Fundador do WikiLeaks chama Obama de "lobo em pele de cordeiro"

Publicidade

DA AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é "um lobo em pele de cordeiro", disse nesta quarta-feira (7) o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Ele diz que não tem motivos para comemorar a reeleição.

"Obama parece ser um bom homem, e esse é exatamente o problema. É melhor ter uma ovelha em pele de lobo do que um lobo em pele de cordeiro", afirmou Assange, em entrevista por telefone.

Deputado republicano quer "passos conjuntos" com Obama
Vitória de Obama é destaque na imprensa mundial; veja imagens
Leia a íntegra do discurso de vitória do presidente Barack Obama

Assange se refugiou na embaixada do Equador em Londres em junho para evitar uma extradição para a Suécia como suspeito de crimes sexuais, e ainda espera um salvo-conduto ou uma garantia de que não será extraditado aos Estados Unidos.

O australiano, de 41 anos, lembrou que todas as ações apresentadas contra o WikiLeaks nos Estados Unidos ocorreram durante o primeiro mandato de Obama, inclusive a prisão em maio de 2010 de Bradley Manning, o militar americano acusado de vazar documentos secretos sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão.

Assange também criticou o Partido Republicano por não ter sido "uma força de restrição aos excessos do governo" na oposição.

"Não há razões para pensar que isso vai mudar. De fato, os republicanos vão pressionar esta administração a excessos maiores ainda", afirmou. Ele declarou estar convencido que um governo liderado por Mitt Romney trataria Manning de forma pior. O militar espera seu julgamento e corre o risco de ser condenado à prisão perpétua.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página