Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2012 - 12h57

Vírus de computador feito contra Irã afetou rede da Chevron, diz jornal

Publicidade

DE SÃO PAULO

O sofisticado vírus de computador Stuxnet, supostamente desenvolvido por Estados Unidos e Israel para espionar e atacar sistemas iranianos, também infectou a rede da empresa petrolífera americana Chevron, de acordo com a edição desta sexta-feira do "Wall Street Journal".

O jornal americano diz que a Chevron encontrou o vírus em seu sistema pouco depois do anúncio de sua existência, em 2010. O governo americano jamais reconheceu oficialmente a autoria do vírus Stuxnet.

"Eu acho que o governo dos EUA não tem ideia de até onde esse vírus chegou ao se espalhar", disse Mark Koelmel, gerente do departamento de ciências terrestres da Chevron.

Em entrevista ao diário, ele disse que, mesmo assim, acredita que as consequências positivas do vírus foram bem maiores que as negativas.

O porta-voz da Chevron, Morgan Crinklaw, disse ao "Wall Street Journal" que a companhia não sofreu danos por causa do vírus. "Nossos sistemas estão muito protegidos."

É improvável que o aparecimento do Stuxnet na rede da Chevron seja proposital. No entanto, diversas empresas americanas têm sido alvos de vírus menos sofisticados, desenvolvidos em retaliação às agressões virtuais feitas pelos EUA.

IRÃ

Do outro lado, autoridades americanas culpam hackers iranianos ligados ao governo do país de desenvolver o vírus Shamoon, que destruiu dados em 30 mil computadores de companhias petrolíferas sauditas em agosto.

Uma empresa qatariana também foi atacada, segundo os americanos.

"O vírus Shamoon causou a maior destruição ao setor privado já vista até hoje", disse em outubro o secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta.

Os ataques virtuais entre Israel, Estados Unidos e Irã têm aumentado nos últimos anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página