Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2012 - 21h41

Senadores dos EUA retomam projeto de reforma da imigração

Publicidade

DA REUTERS

Dois importantes senadores americanos, de ambos os partidos, estão retomando as negociações a respeito da reforma da imigração, que incluirá um caminho para a cidadania para imigrantes ilegais que já estão no país. A informação foi dada neste domingo pelo senador democrata Charles Schumer, em entrevista ao programa da NBC "Meet the Press".

Schumer disse que tem conversado com o senador republicano Lindsey Graham e que os dois já concordaram em retomar as negociações que começaram dois anos atrás. "Eu acho que nós temos uma excelente chance de que algo seja feito neste ano. O Partido Republicano aprendeu que ser anti-imigrante não funciona para eles politicamente. Eles sabem disso", afirmou.

O presidente Barack Obama, reeleito na semana passada com o esmagador apoio dos eleitores latinos, disse, em 2010, que a proposta então apresentada por Graham e Schumer era de um "quadro promissor". Porém, o plano nunca saiu do papel.

O apoio a Obama entre os hispânicos foi de cerca de 66% nestas eleições, de acordo com dados de pesquisas de opinião da Reuters/Ipsos. Há estimados 12 milhões de imigrantes ilegais nos EUA, na maioria latinos.

O plano de Graham e Schumer tem quatro componentes: a requisição de documentos de identidade de alta tecnologia e à prova de fraude para assegurar que trabalhadores ilegais não consigam trabalho; o reforço na segurança das fronteiras; a criação de um processo de admissão de trabalhadores temporários; e a criação de um caminho para o status legal para imigrantes que já estão no país.

Schumer afirmou que o plano abrange "um caminho para a cidadania que é justo, que diz que você tem de aprender o inglês, você tem de ir para o final da fila, você tem de ter um trabalho, e você não pode cometer crimes."

O presidente da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), John Boehner, principal republicano no Congresso, disse na sexta-feira (9) que o sistema de imigração os EUA está "quebrado", e que Obama deveria assumir a liderança. Boehner disse que está confiante de que os republicanos podem chegar a um consenso com o presidente.

O governo Obama anunciou em junho passado que iria flexibilizar as regras de deportação dos EUA para que muitos jovens imigrantes ilegais que imigraram quando crianças possam permanecer no país e trabalhar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página