Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2012 - 14h28

PIB da Grécia tem retração de 7,2%, aprofundando recessão

Publicidade

DA REUTERS, EM ATENAS

A recessão econômica da Grécia aprofundou-se no terceiro trimestre, com a atividade encolhendo 7,2% na base anual, segundo informe divulgado pelo instituto de estatísticas nacional nesta quarta-feira.

O número mostra a dificuldade da economia grega em se recuperar, mesmo após dois resgates financeiros da União Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI (Fundo Monetário Internacional) e a aplicação de medidas de austeridade.

A contração foi maior do que a queda de 6,3% do segundo trimestre e é divulgada três dias depois da aprovação do Orçamento de 2013, que inclui cortes de € 18 bilhões. Desde 2009, o país perdeu 20% de suas riquezas.

Segundo analistas, a leitura pode indicar um cenário ainda mais pessimista, porque foi compensado por retornos melhores do que o esperado do setor turístico, que responde por um quinto da economia grega.

AUSTERIDADE

O mercado espera que o cenário grego seja pior em 2013, quando o governo começará a aplicar os cortes do Orçamento, deixando a recuperação ainda mais distante.

Em seu plano fiscal de médio prazo, o governo espera que a economia encolha 6,5% em 2012 e 4,5% no ano que vem. O governo prevê que uma pequena recuperação comece no fim de 2013 e crescimento de 0,2% em 2014.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página