Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2012 - 16h32

Protestos contra alta de combustíveis deixam um morto na Jordânia

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma pessoa morreu em uma série de protestos ocorridos na Jordânia por conta de um aumento nos preços dos combustíveis anunciado pelo governo. Os atos atingem principalmente as cidades mais pobres do reino. Estão previstos mais protestos para esta sexta-feira (16).

Centenas de pessoas foram às ruas nesta semana, após o governo anunciar o aumento dos preços da gasolina, do gás de cozinha e de outros combustíveis.

Os manifestantes bloquearam rodovias, incendiaram prédios públicos e saquearam lojas nas cidades de Maan, Tafila, Salt e Karak. Um manifestante foi morto e outros ficaram feridos durante um ataque a uma delegacia de polícia na segunda maior cidade do país, Irbid, segundo testemunhas. A polícia disse que foi usado gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Na quinta-feira (15), parte da prefeitura da cidade também foi incendiada, como forma de protesto contra os oficiais que disseram que o homem que foi morto estava armado.

A frente islâmica, braço da Irmandade Muçulmana convocou novas manifestações após as orações de sexta-feira, no centro da capital Amã e em mesquitas pelo país. O grupo é a maior oposição ao governo da Jordânia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página