Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2012 - 12h42

Inflação é o maior problema a longo prazo, diz chefe do BC chinês

Publicidade

DA REUTERS

Inflação é o principal risco para a China no longo prazo, enquanto o país migra de um modelo de economia planejada a um baseado no mercado, disse neste sábado o chefe do Banco Central chinês, Zhou Xiaochuan. Ele afirmou ainda que o país precisará de reformas financeiras mais profundas, neste processo.

Uma característica destacada na transição econômica da China é a de que muitos órgãos, incluindo governos regionais, não estão sujeitos a "restrições", o que significa que tendem a gastar demais para sobreaquecer a economia, afirmou Zhou.

A inflação anual da China caiu de 1,9% em setembro para 1,7% em outubro, após dois anos de luta do BC para fazer com que voltasse a ficar abaixo da meta do governo, de 4%.

Um programa de estímulo econômico lançado entre 2008 e 2009 fez com que a taxa chegasse a uma alta de 6,5% em julho de 2011, o maior nível em três anos.

No atual ciclo da política monetária, o Banco do Povo da China cortou as taxas de juros em junho e julho deste ano e abaixou os depósitos obrigatórios exigidos dos bancos por três vezes desde o fim de 2011, para liberar cerca de 1,2 trilhão de iuanes (R$ 399 bilhões) para empréstimos, como parte de um programa de um ano de política pró-crescimento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página