Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2012 - 23h49

Agência Moody's rebaixa o triplo A da dívida da França

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A agência de classificação de risco Moody's rebaixou ontem a nota da dívida da França de AAA para AA1, com perspectiva negativa. A justificativa para a queda foi, em especial, a exposição da França aos obstáculos que desafiam sua economia.

"O principal motivo por trás desta redução é o risco que sofre o crescimento econômico da França, e, portanto, suas finanças públicas, devido aos persistentes desafios estruturais que afrontam o país", disse a Moody's num comunicado.

Entre eles, estariam a rigidez do mercado de trabalho, produtos e serviços do país, os baixos níveis de inovação --que levam à perda de competitividade-- e a gradual erosão de sua base industrial, orientada às exportações.

A agência destaca ainda a exposição "desproporcionalmente grande" da França aos países periféricos da zona do euro. Segundo a Moody's, a ação de ontem segue a decisão de 23 de julho da agência, na qual ela mudou para negativa a perspectiva sobre os ratings AAA de Alemanha, Luxemburgo e Holanda.

A Moody's, contudo, observa que o país ainda possui uma classificação extremamente alta --AA1-- por causa do significativo vigor de crédito do país.

O ministro das Finanças da França, Pierre Moscovici, afirmou encarar o rebaixamento como um incentivo para o país promover "rápida e fortemente" as reformas já decididas, que seriam "rigor orçamentário, estabilização da zona do euro e pacto de competitividade".

O ministro também minimizou o impacto da decisão, afirmando que o país atingiu recordes de queda de juros na venda de seus papéis mesmo após o rebaixamento promovido em janeiro passado pela agência S&P.

Moscovici também culpou a administração anterior, de Nicolás Sarkozy, pela decisão da Moody's, dizendo que ela significa "uma sanção" a reformas não realizadas e aos que "nos precederam".

A campanha do socialista François Hollande ao Eliseu teve como uma de suas bandeiras a crítica à excessiva austeridade econômica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página