Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2012 - 10h26

Ex-secretário de premiê britânico é acusado em escândalo de tabloide

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Andy Coulson, ex-secretário de comunicação do premiê britânico David Cameron, foi acusado nesta terça-feira de suborno a funcionários públicos para conseguir notícias para o tabloide "News of the World". A ex-diretora do "The Sun", Rebekah Brooks, também responderá ao mesmo crime.

As acusações de suborno fazem parte do escândalo que envolve os dois jornais controlados pelo News International, do magnata Rupert Murdoch. Além do pagamento a fontes, os jornalistas também são acusados de fazer uma série de escutas telefônicas ilegais.

Coulson dirigiu o "News of the World" entre 2003 e 2007, período em que ocorreram as irregularidades. Também será imputado Clive Goodman, jornalista especializado em assuntos da realeza, que teria obtido a lista de telefones da família real após pagar um funcionário do Palácio de Buckingham.

Por sua vez, Rebekah Brooks será imputada por pagar 100 mil libras (R$ 318 mil) a uma funcionária do Departamento de Defesa enquanto era diretora do "The Sun", do mesmo grupo. Na ação, também será acusado o ex-chefe de reportagem do tabloide, John Kay.

Segundo a Promotoria britânica, os cinco acusados terão que prestar depoimento ao Tribunal de Magistrados de Westminster, em uma data a ser programada.

RÉUS

Coulson e Brooks já são réus na investigação do caso das escutas ilegais do "The Sun" e do "News of the World", cujo julgamento está previsto para setembro de 2013.

Desde a reabertura da investigação, no início de 2011, a polícia prendeu dezenas de pessoas relacionadas com as escutas e supostos subornos pagos a policiais para tentar obter reportagens exclusivas nos dois diários.

O "News of the World" foi acusado de grampear telefones de mais de 800 pessoas, entre políticos, celebridades, membros da família real e vítimas de crimes. Após o escândalo vir à tona, o jornal saiu de circulação, em julho de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página