Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2012 - 11h11

China confirma substituto de Bo Xilai no controle de cidade

Publicidade

DA REUTERS, EM PEQUIM

A China confirmou nesta terça-feira que Sun Zhengcai, estrela ascendente no país, será o novo dirigente de Chongqing, no sudoeste do país. Ele substitui Bo Xilai, que foi substituído no início do ano e expulso do partido após se envolver em um escândalo.

A nomeação de Sun foi divulgada em um breve comunicado da agência estatal de notícias Xinhua, nesta terça-feira. A agência informou também que o prefeito de Xangai, Han Zheng, foi promovido a chefe do partido na cidade, algo que já era dado como certo.

Sun, 49, é um especialista em agricultura que dirigiu uma fábrica de fertilizantes e passou boa parte do início de sua carreira profissional em uma área rural de Pequim. Ele foi ministro da agricultura de 2006 a 2009, depois de uma promoção surpreendentemente rápida.

Como dirigente da cidade, de 32 milhões de habitantes, Sun terá de lidar com o legado de Bo, que era muito popular na cidade e cotado para ser um dos integrantes do Comitê Permanente antes de se envolver na morte do empresário britânico Neil Heywood, em novembro.

A mulher de Bo, Gu Kailai, confessou o crime e foi condenada à morte pelo homicídio. Na época, Bo pediu ao chefe de polícia da cidade, Wang Lijun, que encobrisse o assassinato. O caso foi revelado em março quando Wang pediu asilo aos Estados Unidos.

Devido ao crime, Bo deixou o comando da cidade em março e foi expulso do partido no final de outubro, a uma semana do Congresso do Partido Comunista. A região era governada interinamente pelo vice-premiê Zhang Dejiang.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página