Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2012 - 07h49

Standard & Poor's mantém nota da França, mas em perspectiva negativa

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

A agência de classificação de riscos Standard & Poor's manteve nesta sexta-feira a nota de crédito da França, apesar de ter colocado a avaliação em perspectiva negativa. O relatório sai quatro dias depois de outra instituição, a Moody's, rebaixar a qualificação do país.

Em relatório, a Standard & Poor's indica que o governo francês está determinado a fazer reformas no Orçamento para enfrentar a crise econômica e reforçar o crescimento, mas ainda diz que pode diminuir a nota ao longo de 2013.

"Acreditamos que as medidas adotadas até agora são úteis, mas não serão suficientes para liberar o potencial de crescimento econômico de maneira significativa", informa a nota.

A perspectiva negativa se deve à possibilidade de diminuição das taxas de crescimento e o risco de o governo não conseguir aplicar as reformas necessárias para recuperar a economia.

A agência aponta, no entanto, que a perspectiva pode passar de negativa a "estável" se for reduzido o déficit e se as reformas empreendidas derem frutos e favorecerem a competitividade e o crescimento econômico.

RESISTÊNCIA

Apesar de estar sob influência da crise financeira na zona do euro, a Standard & Poor's ainda qualifica a França como uma economia rica, diversificada e resistente, com mão de obra qualificada.

No entanto, recomenda reformas no mercado de trabalho, incentivo à concorrência em áreas concentradas e diminuição da fiscalização governamental.

A instituição considera que, apesar "da oposição de grupos de interesse bem estabelecidos, as mudanças sustentarão a estratégia de consolidação orçamentária" e melhorarão as perspectivas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), fixado em 0,4% para 2013.

O crescimento reduzido se deve, segundo a agência, à aplicação de medidas para controlar os gastos do governo, enfraquecimento do consumo e uma evolução incerta do comércio exterior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página