Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2012 - 11h08

Irã alerta Turquia contra mísseis na fronteira com Síria

Publicidade

DA REUTERS, EM DUBAI

O Irã afirmou que os planos da Turquia de colocar mísseis de defesa Patriot perto da fronteira com a Síria poderiam adicionar problemas para a região.

A Turquia pediu para a Otan a instalação do sistema Patriot, desenhado para interceptar aviões ou mísseis. O pedido foi feito na semana passada após conversas sobre como aumentar a segurança na fronteira de cerca de 900 km.

"A instalação de tal sistema na região tem efeitos negativos e irá intensificar os problemas na região", afirmou o porta-voz do Parlamento iraniano, Ali Larijani, voltando de uma viagem para a Síria, Líbano e Turquia, de acordo com a agência de notícias estatal iraniana.

Ramin Mehmanparast, porta-voz do ministro de Relações Exteriores do Irã, afirmou à agência no domingo que o sistema "não ajudará a resolver a situação na Síria; na verdade, tornará a situação mais complicada".

A Síria classificou o pedido turco como "provocador", e a Rússia disse que o movimento aumentaria os risco de conflito.

O Irã tem dado apoio ao presidente sírio, Bashar Assad, durante os 20 meses de guerra civil. Cerca de 38 mil pessoas já morreram em consequência da crise.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página