Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2012 - 16h59

Incêndio em fábrica de tecidos deixa 110 mortos em Bangladesh

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Atualizado às 17h40.

Um incêndio em uma fábrica têxtil situada em uma área próxima de Dacca, capital de Bangladesh, deixou 110 mortos e mais de 100 feridos segundo o último boletim oficial divulgado neste domingo (25) pelos bombeiros.

É o maior incêndio do tipo na história do país.

Ainda não se sabe a causa do acidente que destruiu a fábrica da Tazreen Fashion, que confecciona roupas para marcas internacionais como a holandesa C&A e a empresa de Hong Kong Li & Fung.

As vítimas morreram intoxicadas ou devido à queda --muitas saltaram pelas janelas da fábrica, segundo a polícia. "Encontramos corpos nos diferentes andares do edifício", disse o general de brigada Abu Nayeem Mohammad Shahidullah, responsável dos bombeiros.

Segundo testemunhas, a maioria dos operários era composta por mulheres. Elas correram para as portas de emergência enquanto o fogo se espalhava, mas, como os corredores eram estreitos, nem todas conseguiram escapar.

O incêndio teve início na noite de ontem e isolou centenas de trabalhadores nos pisos superiores do edifício de nove andares localizado a 30 km do norte da capital do país.. As chamas só foram controladas na manhã de hoje, depois de quatro horas de luta contra as chamas.

Após os bombeiros controlarem o incêndio, sobreviventes relataram como tentaram escapar das chamas que destruíram o edifício.

SOBREVIVENTES

"Havia mais de mil trabalhadores na fábrica", disse Romesa, uma sobrevivente de 42 anos, em um hospital. "Saltei do quarto andar e cai no teto de outro edifício de três andares. Várias pessoas pularam e morreram", disse.

Outro sobrevivente, Rabiul Islam, disse que notou a fumaça e desceu correndo as escadas. "O lugar já estava cheio de fumaça preta. Eu e uma outra pessoa arrancamos um ventilador embutido da parede e saltamos por um buraco para o teto de um edifício vizinho. Rompi o pulso, mas sobrevivi", disse.

Em setembro, um incêndio em uma fábrica têxtil em Karachi, a capital comercial do Paquistão, causou a morte de cerca de 300 trabalhadores.

TAZREEN FASHION

A fábrica confeccionava roupas que em sua maior parte era destinada para exportação aos países ocidentais. Seus clientes são marcas internacionais, como a holandesa C&A e a empresa de Hong Kong Li & Fung, segundo o dono da fábrica, Delwar Hossain. "Foi uma perda imensa para o meu pessoal e para a fábrica. É primeira vez que temos um incêndio em uma de minhas sete fábricas", disse.

Segundo o site Tuba Group, sociedade matriz de Tazreen Fashion, a fábrica emprega 1.630 pessoas, produz camisas e jaquetas e o edifício conta com 60 detectores de fumaça e mais de 200 extintores.

Em Bangladesh, muitas das fábricas têxteis que produzem roupas para exportação aos países ocidentais estão equipadas com circuitos elétricos defeituosos.

EXPORTADOR TÊXTIL

O país tem cerca de 4.500 fábricas de roupas e é um dos principais centros de produção têxtil da Ásia devido aos baixos salários e abundante mão de obra. O país se converteu no segundo exportador têxtil mundial, com US$ 19 bilhões, em 2011.

O indústria têxtil representa 80% das exportações e 40% da mão de obra manufatureira de Bangladesh.

Mais de 300 fábricas do país fecharam por quase uma semana neste ano porque operários protestavam por melhores condições de trabalho e maiores salários.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página