Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2012 - 11h48

Parlamento da Alemanha aprova parcela de resgate à Grécia

Publicidade

DA EFE, EM BERLIM

O Parlamento da Alemanha aprovou nesta sexta-feira o terceiro pacote do resgate financeiro à Grécia, com ampla maioria composta por governistas e opositores. O respaldo é um sinal de que o governo alemão pode rever sua política com as autoridades gregas.

A terceira parcela do resgate concedido em fevereiro foi aprovada com 473 votos a favor, 100 votos contra e 11 abstenções. No entanto, a Esquerda, que votou contra, pedirá à Justiça que examine se a proposta é compatível com a Constituição alemã.

A vice-presidente do grupo, Sahra Wagenknecht, classificou as ajudas de "incineração irresponsável do dinheiro dos contribuintes para favorecer os banqueiros e os especuladores".

O presidente dos sociais-democratas, Frank-Walter Steinmeier, acusou o Executivo de não dizer toda a verdade sobre a situação da Grécia e de adiar, para depois das eleições gerais de outono de 2013, uma remissão da dívida grega que considera inevitável.

"Os senhores só ganharam tempo. Ao resgate da Grécia pertence inevitavelmente um perdão da dívida e este é um tema que o governo evita como o diabo evita a água benta", disse Steinmeier.

Apesar de todas as reservas, Steinmeier justificou o voto a favor de seu partido dizendo que não se pode deixar os gregos de mãos abanando.

Já o presidente do Partido Verde, Jürgen Trittin, disse que a aprovação da ajuda é resultado de uma política de austeridade muito longa. "Com uma política somente de austeridade não se poderá salvar o euro", disse Trittin.

PROGRESSOS

No início do debate, o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, destacou os progressos realizados pela Grécia para enfrentar sua crise financeira e da dívida, embora tenha pedido paciência para que o parceiro europeu enfrente a situação.

"Os primeiros progressos podem ser vistos, mas o caminho que há diante de nós é longo", disse Schäuble no plenário do Bundestag, a Câmara dos Deputados alemã.

O chefe do Tesouro alemão afirmou diante dos deputados germânicos que as autoridades de Atenas trabalham com grande entusiasmo para aplicar as reformas necessárias e que nos últimos anos conseguiram reduzir de forma notável seu déficit público.

Após afirmar que a Grécia está conseguindo aumentar sua competitividade, Schäuble pediu aos membros do Bundestag um amplo apoio à estipulada ampliação do pacote de resgate para o país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página