Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2012 - 06h30

Jornalista brasileira retrata sociedade indiana em livro

Publicidade

DANIEL MÉDICI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Florência Costa teve a oportunidade de ir para a Índia em 2006, por causa da irmã, que se mudou para o país por razões profissionais.

A jornalista só voltaria seis anos depois, já casada com um indiano. De sua experiência no subcontinente, onde atuou como correspondente do jornal "O Globo", surgiu o livro "Os Indianos".

Explicar a sociedade do país, no entanto, não é uma tarefa fácil. Afinal, a Índia, que possui 1,2 bilhão de habitantes, reunidos numa área menor que a da região Norte brasileira, soma 5.000 anos de história, mais de 20 línguas reconhecidas, quatro grandes religiões nascidas em seu território e outros três grandes cultos instalados há mais de um milênio.

"A ideia que um turista faz da Índia depende muito de sua experiência pessoal, é difícil ver um país como um todo durante a viagem", diz Florência. "Com o livro, eu quis mostrar a Índia por todos os lados."

Os capítulos abordam assuntos como o sistema de castas, "essencial para entender a sociedade indiana", segundo a autora, períodos históricos, a mitologia do país, política, condição feminina, entre outros.

Florência também aponta para um país que sofre um processo acelerado de transformação, o qual pôde observar enquanto esteve lá.

"Em primeiro lugar, foi possível ver o 'boom' das grandes cidades, cheias de grandes obras em andamento", diz Florência.

"Também houve uma mudança de comportamento. Em 2006, por exemplo, o namoro ainda era tabu. Extremistas hindus faziam passeatas contra o 'Valentine's Day' [Dia dos Namorados], que os indianos importaram dos EUA", conta.

"Hoje, depois de a mídia e diversos grupos feministas terem reagido contra os tradicionalistas, casais de namorados já são bem mais aceitos nas ruas."

No mesmo período, o conhecimento do brasileiro sobre a Índia, segundo a autora, também deu um salto. Em boa parte, graças à telenovela "Caminho das Índias", transmitida pela Globo em 2009, afirma.

"Antes, eu precisava explicar demais alguns conceitos, como o de 'dalits', para os leitores brasileiros. Depois da novela, o público assimilou detalhes até bastante complexos", atesta Florência, que afirma não ter visto nenhum capítulo da trama.

OS INDIANOS
AUTORA Florência Costa
EDITORA Contexto
QUANTO R$ 55 (400 págs.)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página