Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2012 - 05h20

TV sugeriu a Petraeus que tentasse Casa Branca

Publicidade

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

A rede de TV conservadora Fox News tentou persuadir o general David Petraeus, que deixou o comando da CIA em novembro após revelar adultério, a disputar a Casa Branca.

A revelação foi feita ontem por Bob Woodward, jornalista veterano que revelou o caso Watergate nos anos 70, em reportagem no jornal "Washington Post".

O diretor-geral da emissora, Roger Ailes, enviou uma analista em meados de 2011 ao Afeganistão, onde o general liderava as tropas dos EUA, para fazer a sugestão, diz Woodward. Ele cita uma gravação integral da conversa, de 90 minutos, que mostra proximidade entre Petraeus e seus interlocutores.

A emissária, Kathleen McFarland, servira a três governos republicanos e era analista de segurança na Fox.

Ela recomendou ao general rejeitar o convite de Barack Obama para dirigir a CIA, principal serviço de inteligência dos EUA, e exigir o mais alto posto militar do país, o comando conjunto dos chefes do Estado-Maior.

Se Obama negasse, Petraeus deveria concorrer à Presidência, recomendou Ailes, oferecendo-se para chefiar a campanha eleitoral (McFarland ainda prometeu o apoio do dono da emissora, Rupert Murdoch, e disse que "todos na Fox" adoravam o general, afirma Woodward).

Mas Petraeus rejeitou a oferta, alegando que sua mulher, Holly, "pediria o divórcio" se ele concorresse. "Amo minha mulher, e nós temos essa casa tão bonita, onde eu quero morar... Nunca passei uma noite lá", afirmou.

Petraeus renunciou ao comando da CIA no último dia 9, após pouco mais de um ano no cargo, ao relatar que mantivera por meses um caso extraconjugal com sua biógrafa, a tenente Paula Broadwell.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página