Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2012 - 08h35

BCE deve manter juros, mas reduzirá previsão de crescimento no euro

Publicidade

DA REUTERS, EM FRANKFURT

O Banco Central Europeu deverá manter em níveis baixos a taxa básica de juros no relatório que será divulgado nesta quinta-feira. No entanto, deverá indicar a nova política para o ano que vem, que inclui estimativas mais pessimistas para a zona do euro.

A reunião do Conselho do BCE começou pouco depois das 6h (de Brasília) e deverá definir novas ações para tentar diminuir os efeitos da crise nas economias dos 17 países da moeda única.

A última tentativa apresentada foi o programa da compra de títulos da dívida pública, em setembro. Depois, a instituição evitou novas ações até que entre em vigor, em janeiro.

Essa espera deve continuar, uma vez que a Espanha resiste à pressão para pedir um resgate --uma condição para o BCE comprar os títulos do país.

Os mercadores devem se focar nas novas estimativas econômicas do BCE em busca de indicações de qual será a política monetária.

A expectativa é de que o banco reduza a perspectiva de crescimento para este e o próximo ano, uma vez que a crise da zona do euro afetou a economia de forma generalizada, incluindo a Alemanha, maior economia da região e que desacelerou nos últimos trimestres.

Como as taxas de juros variam bastante entre os 17 países do bloco, o BCE está focado em determinar o que chama de "mecanismo de transmissão" para passar à frente as próprias taxas antes de pensar em reduzir os custos de empréstimos oficiais, já em uma mínima recorde de 0,75%.

Dentre os 71 economistas consultados pela agência de notícias Reuters, apenas alguns acreditam que a instituição vá reduzir as taxas para 0,5%, em novo mínimo histórico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página