Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2012 - 13h22

BCE mantém juros na zona do euro, mesmo com aumento da crise

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Banco Central Europeu manteve nesta quinta-feira a taxa básica de juros em 0,75%, recorde histórico na região, mesmo com o aumento da crise financeira nos países da zona do euro.

Segundo relatório da instituição, a política econômica nos 17 países da moeda única não será afrouxada enquanto avalia o cenário econômico e espera uma chance para usar seu novo programa de compra de títulos da dívida pública.

Lançado em setembro, o sistema tem como objetivo forçar a redução das taxas de juros nos países mais afetados pela crise para que estes possam se financiar sozinhos e movimentar a própria economia.

O primeiro alvo do novo sistema, que entra em vigor em janeiro, é a Espanha, mas, segundo a política do banco, Madri deverá pedir o resgate para que haja a intervenção no mercado. Apesar da frágil condição da economia espanhola, o governo de Mariano Rajoy não pretende fazer o pedido.

A instituição europeia informou em Frankfurt que também manteve a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro aos bancos durante um dia, a 1,5%, e a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, a 0%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página