Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2012 - 20h29

EUA comemoram declaração da Rússia de que fim de Assad está próximo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os Estados Unidos comemoraram, nesta quinta-feira, a declaração do vice-chanceler russo, Mikhail Bogdanov, sobre a possibilidade de queda do governo de Bashar Assad.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Victoria Nuland, elogiou o governo russo por "finalmente ter despertado para a realidade e reconhecido que os dias do regime de Assad estão contados". Nuland também pediu que a Rússia colabore com a comunidade internacional para que a transição na Síria seja "democrática".

Em comunicado, Bogdanov disse que "a tendência assinala que o regime e o governo perderam o controle sobre um território cada vez maior". A declaração de Bogdanov muda o cenário diplomático do conflito, pois a Rússia é grande aliada da Síria.

Nuland ressaltou que "a questão é agora se o Governo russo se unirá à comunidade internacional que está trabalhando com a oposição síria para conseguir uma transição suave e democrática".

Ela também disse que caso todos os atores internacionais, incluindo a Rússia, não utilizem sua influência junto a Síria, poderão ser registradas "maiores rupturas no tecido do país, maior destruição de grandes infraestruturas e comunidades".

CONSEQUÊNCIAS

Bogdanov, que é o enviado especial do Kremlin para o Oriente Médio, disse que o governo sírio está perdendo o controle e que Moscou está se preparando planos para a evacuação de cidadãos russos se necessário, mas não disse quando isso pode acontecer.

Apesar de não ter dado nenhum sinal imediato de que a Rússia irá mudar sua posição e concordar com a imposição de sanções internacionais ao regime de Assad, suas declarações podem ser vistas como uma traição em Damasco e fazer com que sírios mudem de lado e deixem de apoiar o governo.

A avaliação da Rússia também pode fortalecer os rebeldes, que tiveram significativos ganhos em sua ofensiva ao capturar bases militares e ameaçando a posição de Assad em Damasco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página