Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2012 - 04h00

Governo iraniano lança site como alternativa ao YouTube

Publicidade

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

O governo do Irã lançou um site de compartilhamento de vídeos destinado a ser uma alternativa ao YouTube, bloqueado no país por ser supostamente contrário ao regime e à religião islâmica.

O site Mehr (www.mehr.ir), que significa "carinho" no idioma farsi, está no ar desde o último domingo, mas seu funcionamento vem apresentando problemas, como baixa velocidade para downloads e às vezes até dificuldade para acessar a página.

O Irã já dispõe de um site de vídeos, Aparat, cuja vocação é comercial, ao contrário do Mehr, que é parte da rede estatal de rádio e TV (IRIB, na sigla em inglês), diretamente subordinada ao líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.

CULTURA

O conteúdo do site é essencialmente composto de vídeos extraídos dos canais IRIB nas áreas de cultura, música, religião, esporte e também de política.

Mas a iniciativa é vista com ceticismo por muitos iranianos, que fazem uso maciço do YouTube e outros sites bloqueados graças a programas antifiltro --softwares ilegais, mas facilmente acessíveis nas lojas de eletrônicos, que contornam restrições à internet decretadas pelo governo.

O Irã fechou o cerco contra sites ocidentais após a controversa reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em 2009, na qual a oposição usou redes sociais para organizar megaprotestos.

WEBMAILS

Desde então, o governo apostou na criação de redes sociais e webmails nacionais, que são vistos com desconfiança generalizada pela suspeita de serem monitorados de perto pela inteligência.

O regime avalia lançar uma internet exclusivamente nacional. Mas vários setores, inclusive no governo, opõem-se à ideia de isolar o Irã da rede mundial de computadores --eles acham que isso agravaria a crise que assola o país em razão das sanções pelo programa nuclear.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página