Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2012 - 09h49

Mais de 90 pessoas detidas por rumores do apocalipse na China

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades chinesas detiveram 93 pessoas acusadas de espalhar rumores do apocalipse e prenderam um homem que feriu 23 crianças em uma escola depois que ele foi "psicologicamente afetado" pelas previsões, segundo a agência oficial de notícias Xinhua divulgou nesta segunda-feira.

Entre as 93 pessoas de sete Províncias estão seguidores do banido culto "Deus Todo-Poderoso", informou a Xinhua.

De acordo com a agência, eles foram detidos por distribuir panfletos sobre o fim do mundo e espalhar rumores. Na operação, a polícia teria encontrado discos, livros, banners e impressoras, utilizadas para divulgar as mensagens.

As superstições acerca de um suposto fim do mundo na próxima sexta-feira, influenciadas por crenças que circulam em todo o mundo por conta do final do calendário maia, afetaram os chineses.

Alguns chineses se aproveitaram dos boatos de que o sol não vai brilhar e a eletricidade não vai funcionar por três dias a partir do dia 21 de dezembro vendendo artefatos e veículos que supostamente podem salvar seus passageiros do fim do mundo.

Em um local na Província de Sechuan foi reportado que os rumores causaram falta de fósforos e velas, já que as pessoas correram às lojas para se precaver de grandes apagões.

As informações são do escritório de segurança pública de Xining, capital da Província de Qinghai, noroeste da China.

A China lançou uma campanha de repressão ao culto, que também clamou por uma "batalha decisiva" para destruir o Partido Comunista.

O Partido Comunista chinês preza a manutenção da estabilidade social, mas têm tido dificuldade para abafar rumores, que geralmente se espalham rapidamente na internet.

Em outro informe, a Xinhua disse que a polícia da Província de Henan prendeu um homem, identificado como Min Yongjun, depois que ele feriu 23 crianças em uma escola primária e uma adulta em sua casa perto da escola.

"A investigação policial descobriu que Min, que sofre há muito tempo de epilepsia, foi muito afetado psicologicamente pelos rumores do iminente fim do mundo previsto por profecias antigas", disse a Xinhua.

Min foi preso por suspeita de ameaça à segurança pública, segundo a agência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página