Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2012 - 14h58

Presidente iraquiano será levado à Alemanha para tratamento

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente iraquiano, Jalal Talabani, 79, hospitalizado desde segunda-feira em Bagdá, será transferido já amanhã (20) para a Alemanha para receber tratamento, informou nesta quarta-feira um de seus médicos.

Conforme o médico Najmeddin Karim, uma equipe médica alemã que já tratou de Talabani anteriormente recomendaram que ele fosse transferido.

O canal de TV Iraqiya afirmou que o presidente sofreu um derrame cerebral.

Mais cedo, em comunicado, a Presidência havia afirmado que "recentemente Talabani fez muitos esforços para obter a estabilidade do país e, como consequência do cansaço, teve um emergência de saúde e foi transferido a um hospital".

O Iraque completou na terça-feira (18) o primeiro aniversário da retirada das tropas americanas desde a invasão de 2003. Nos últimos dias, o Iraque foi palco de uma série de atentados que deixaram dezenas de mortos.

Mike Segar/Reuters
O presidente iraquiano, Jalal Talabani, 79, durante a Assembleia-Geral da ONU, em 2011
O presidente iraquiano, Jalal Talabani, 79, durante a Assembleia-Geral da ONU, em 2011

Talabani sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. Em fevereiro de 2007, permaneceu hospitalizado em Amã por 18 dias em decorrência de uma indisposição atribuída também a estresse. Em agosto de 2008, ele passou por uma cirurgia cardíaca nos EUA.

Um moderado que lidera a União Patriótica do Curdistão (UPK), Talabani assumiu a Presidência do Iraque em 2005 e se tornou o primeiro presidente curdo na história do país, composto por diferentes etnias e crenças.

De acordo com a Constituição iraquiana, se Talabani morrer, um dos vices assume suas funções até que o Parlamento eleja um novo presidente. Os acordos de divisão de poder determinam que a Presidência fique com um curdo, enquanto os dois vices são muçulmanos xiita e sunita.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página