Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2012 - 15h43

Bento 16 inaugura presépio do Vaticano e inicia celebrações de Natal

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO VATICANO

O papa Bento 16 acendeu nesta segunda-feira o Círio da Paz e se prepara para fazer, às 22h do Vaticano (19h de Brasília), na Basílica de São Pedro, a tradicional Missa do Galo.

Da mesma forma que nos últimos três anos, a celebração acontecerá duas horas antes da meia-noite, para poupar o papa, que amanhã também conduzirá as demais cerimônias do Natal.

A Missa do Galo será acompanhada por milhares de fiéis procedentes de todo o mundo. Há dias já não resta nenhuma entrada --que são gratuitas-- para a cerimônia, da qual participarão vários cardeais, bispos e outros membros da Cúria Romana.

A celebração durará várias horas e, para não cansar o pontífice e como já é habitual, a missa do Natal será realizada amanhã na Basílica de São Pedro pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.

Bento 16 voltará ao recinto vaticano amanhã ao meio-dia para ler a tradicional mensagem de Natal e dividir a bênção "Urbi et orbi" (à cidade de Roma e ao mundo), que serão transmitidas por uma centena de televisões de mais de meia centena de países.

Antes da Missa do Galo, Bento 16 acendeu hoje o Círio da Paz colocado na janela de seu apartamento, com vista para a Praça de São Pedro.

O ritual é uma tradição polonesa que João Paulo 2º seguia e que Bento 16 continuou.

O pontífice não pronunciou frase alguma, apenas rezou alguns segundos pela paz no mundo e com a vela fez o sinal da cruz. Depois, no meio da escuridão da tarde romana, cumprimentou com a mão e abençoou os presentes na praça.

Uma banda de música entoou "Noite de Paz", enquanto um ajudante do papa colocou outra vela ao lado do Círio da Paz.

PRESÉPIO

O papa Bento 16 também inaugurou nesta segunda-feira o tradicional presépio da Praça São Pedro.

A inauguração contou com a participação de representantes da região da Basilicata, que foi a responsável pela doação do presépio, e por membros do Vaticano.

O presépio deste ano possui estátuas de Santo Antônio e de São Nicolau dos Gregos. Ao lado direito do presépio, há a representação do nascimento de Jesus.

O presépio, de cerca de 150 metros quadrados e mais de 100 estátuas de terracota, foi criado pelo artista Francesco Artese, considerado um dos mais importantes representantes da escola presepista da Itália.

A ambientação reproduz os famosos "sassi" de Matera, casas escavadas na rocha e que são desde 1993 patrimônio da humanidade declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página