Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2012 - 13h44

Chefe do BC alemão alerta contra complacência na crise europeia

Publicidade

DA REUTERS, EM BERLIM

O presidente do Bundesbank, o banco central alemão, Jens Weidmann, alertou contra a complacência na luta para superar a crise da dívida soberana da zona do euro e negou que tenha considerado renunciar devido às diferenças com o presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi, informou um jornal.

Weidmann disse ao "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung", em entrevista que será publicada neste domingo (30), que as causas da crise da dívida soberana ainda não foram resolvidos. Afirmou também considerar perigoso que líderes políticos fossem complacentes.

"As causas ainda não foram removidas", disse Weidmann ao jornal, em comentários disponíveis neste sábado.

Pode ser perigoso se a crise começar a se espalhar, disse, e "se os líderes políticos decidirem que não querem fazer mais contra a crise mais e esperar que o banco central salve o dia".

Weidmann disse não acreditar que os comentários de Draghi que o BCE estava pronto para "fazer o que for preciso para preservar o euro" tenha marcado uma reviravolta na crise da zona do euro. Ele acrescentou nada mudou em relação a sua discordância com Draghi.

"Eu temo pelos riscos para a estabilidade política e pelos perigos da mistura de política monetária e fiscal", disse Weidmann. "A zona do euro não pode ser autorizada a fica dependente de financiamento monetário estatal."

Weidmann disse que o período de baixas taxas de inflação pode acabar rapidamente.

"Isso pode mudar se a economia se recuperar novamente e as taxas de juros tiverem que ser elevadas", disse, acrescentando que por isso considerou "extremamente perigoso" que alguns "falem sobre a chance de permitir um pouco mais de inflação".

Weidmann também negou que tenha considerado renunciar devido a discordâncias com Draghi, como fez seu antecessor, Axel Weber. "O que fazer se todos os presidentes do BC renunciarem?", disse Weidmann.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página