Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2012 - 18h10

Síria está condenada ao inferno sem acordo político, diz mediador da ONU

Publicidade

DA REUTERS

A Síria se transformará em um "inferno" se os dois lados em guerra evitarem conversar para tentar chegar a um acordo, disse neste sábado (29) o enviado da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, que está tentando mediar um plano de paz para o confronto.

Brahimi disse, em Moscou, que as pessoas responsáveis dentro e fora da Síria deveriam "ajudar os sírios a impedir que ocorra cada vez mais derramamento de sangue e que o país mergulhe cada vez mais no caos e talvez se transforme em um país enfraquecido".

Brahimi passou cinco dias em Damasco essa semana como parte de um grande esforço para promover um plano de paz que está pronto há meses e que exige a formação de um governo de transição, sem especificar o papel de Assad.

A Rússia culpou os oponentes do ditador Bashar al-Assad por se recusarem a negociar. Esforços para encontrar uma solução negociada para a guerra, que já dura 21 meses e já matou cerca de 44 mil pessoas, têm encontrado dificuldades.

Impulsionada por avanços militares dos rebeldes, a oposição exige que Assad deixe o poder antes de avançar nas conversações.

Em um sinal de que a guerra pode não ser vencida rapidamente, as forças do governo --em retirada em boa parte dos últimos meses-- conseguiram uma vitória na cidade estrategicamente importante e central de Homs, expulsando os rebeldes de um distrito depois de dias de combates.

Mas no Norte, a companhia aérea nacional de Síria teve que cancelar um voo do Cairo para Aleppo, de acordo com funcionários da Egyptian Airlines, devido à falta de segurança em um aeroporto que os rebeldes declararam ser um alvo e onde explosões podiam ser ouvidas durante a noite.

OCIDENTE VS. RÚSSIA

Países ocidentais e alguns países árabes que apoiam a revolta contra Assad têm esperança que a Rússia, seu principal protetor internacional e fornecedor de armas, retire seu apoio ao ditador.

Eles têm procurando sinais de que Moscou, um aliado da Síria desde que o pai de Assad assumiu o poder há 42 anos, esteja mudando sua posição --o que não se concretizou até o momento.

Depois de se reunir com Brahimi, o ministro do exterior russo, Sergei Lavrov, reafirmou com veemência a posição de Moscou de que a remoção de Assad não pode ser um pré-requisito para as negociações, chamando a recusa da oposição síria para conversar em Damasco de "um beco sem saída".

Os EUA e seu aliados esperam que uma mudança de posição de Moscou possa conduzir Assad a ceder o poder, assim como a retirada do apoio da Rússia ao líder sérvio Slobodan Milosevic levou à sua queda há uma década.

SEM ASSAD

Lavrov observou que Assad tem constantemente repetido que não vai sair, acrescentando que a Rússia "não tem a capacidade de mudar isso".

O plano de paz de Brahimi está paralisado devido à exigência da oposição para que Assad seja excluído de qualquer governo de transição, um pré-requisito também apoiado pelos EUA, países europeus e pela maioria dos países árabes.

O presidente do Egito, Mohamed Mursi, reiterando o apoio público para a rebelião do mais populoso país árabe, disse que não "há lugar para o regime atual no futuro da Síria".

A maioria dos países árabes é governada pelos muçulmanos sunitas, que constituem a maioria na Síria e formam a base da revolta contra Assad, um membro da seita xiita ligada à seita minoritária alauíta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página