Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2013 - 22h15

Maduro volta de Havana e diz que Chávez segue "batalhando" por saúde

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou nesta quinta-feira (3) a Caracas. Maduro estava em Havana visitando o presidente do país, Hugo Chávez, que se recupera da quarta cirurgia em decorrência de um câncer na região abdominal.

"Mais cedo do que esperamos vamos ver o comandante Hugo Chávez em sua pátria, aqui conosco", disse Maduro.

De acordo com o vice-presidente, Chavéz está "batalhando" por sua saúde e disse que em breve será divulgado um novo boletim oficial sobre seu estado de saúde.

Em resposta a dúvidas sobre a sucessão do presidente, Maduro declarou: "Aqui há uma só transição e começou há pelo menos seis anos decretada pelo presidente Hugo Chávez como comandante da revolução bolivariana", durante um ato em uma empresa nacionalizada, logo após chegar de Cuba.

ESTADO DE SAÚDE

A oposição venezuelana fez um apelo para que o governo do país revele "toda a verdade" sobre a saúde do presidente, que não é visto em público desde uma cirurgia em Cuba há três semanas.

Nesta quinta-feira (3), segundo o jornal "El Universal", o prefeito de Caracas e líder da oposição a Chávez, Antonio Ledezma, propôs a criação de uma comissão especial para ir a Cuba obter informações sobre o real estado de saúde de Chávez.

Chávez deve ser empossado em um novo mandato no próximo dia dez, mas não está claro se seu estado de saúde permitirá que compareça à cerimônia.

O vice-presidente, Nicolás Maduro, disse que Chávez enfrenta uma "situação complexa". "Às vezes, ele tem uma pequena melhora, às vezes, o seu estado não muda", disse ele ao canal estatal venezuelano Telesur.

Na segunda-feira, Maduro disse que Chávez havia tido "novas complicações" em virtude de uma infecção respiratória que desenvolveu após uma cirurgia.

Mas o genro de Chávez, o ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, disse na quarta-feira no Twitter que a saúde do presidente continua estável, ainda que delicada.

O presidente venezuelano já se submeteu a quatro intervenções cirúrgicas após a retirada de um tumor na região abdominal em junho de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página