Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2013 - 12h56

Em carta, Cristina Kirchner critica ator por questionar enriquecimento

Publicidade

DE SÃO PAULO

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, criticou o ator Ricardo Darín, em carta publicada neste domingo no Facebook. Em entrevista publicada na sexta (5), Darín questionou sobre o enriquecimento da mandatária e de seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em 2010.

No texto, a presidente demonstrou irritação pela entrevista do ator, concedida à revista "Brando", que pertence ao opositor "La Nación". Além de questionar o patrimônio de Cristina, Darín disse discordar do estilo kirchnerista, que considerou "o começo do caminho ao fanatismo".

Usando um tom irônico, Cristina afirmou que ela e Néstor foram investigados diversas vezes pela Justiça e em todos os casos foram absolvidos.

"Nunca em toda a história da Argentina foi possível ter acesso às declarações de imposto de renda de um funcionário público com tanta facilidade, frequência e publicidade como as nossas".

Ela questionou porque a imprensa não investiga outros políticos do país que, segundo ela, "ninguém parece se preocupar". "Ninguém parece se preocupar com a vida suntuosa que parentes de outros políticos têm em festas e viagens permanentes que parecem não ter fim".

Cristina também criticou Darín sobre uma acusação de contrabando que o ator sofreu em 1991 ao importar uma camionete.

"Descarto que você confie na Justiça. Você mesmo foi acusado e detido por um juiz pelo delito de contrabando de uma camionete que entrou no país com uma franquia especial para deficientes", disse, sem mencionar que o ator foi absolvido.

RECONCILIAÇÃO

Outra questão que irritou a presidente foi o pedido de Darín de uma nova reconciliação do país. "Desculpe-me se eu gostaria que me explicasse o que significa para você a reconciliação".

No final da carta, a presidente critica o pensamento político de Darín. "Nunca tinha ouvido você fazer declarações políticas antes, mas acho que você está falando de outro país, não deste".

Questionado nesta segunda sobre a carta, o ator disse que não queria se aprofundar sobre a entrevista, que chamou de "uma simples conversa com um jornalista". No entanto, agradeceu a carta e disse que Cristina não deve ter entendido uma das partes de suas declarações.

"Respeito e agradeço que tenha me respondido, mas em um ponto acho que houve um ruído na nossa comunicação", afirmou, pedindo uma audiência privada com a presidente para esclarecer alguns pontos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página