Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2013 - 20h55

Obama indica Lew como secretário do Tesouro e faz piada com assinatura

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Barack Obama anunciou, oficialmente, a nomeação de seu chefe de gabinete, Jacob Lew, como novo secretário do Tesouro, em substituição a Timothy Geithner. A notícia já havia sido ventilada por diversos jornais norte-americanos no dia anterior.

Ao apresentar seu indicado, o presidente fez referência ao trabalho de Lew como diretor do Orçamento da administração Clinton, quando a pasta manteve o superavit por três anos. Obama disse sentir um gosto "agridoce" com a perda do quadro na Casa Branca, mas afirmou que "a minha perda será um ganho para a nação".

O ato de apresentação de Lew foi marcado, no entanto pela referência bem-humorada do presidente à assinatura do nomeado --a firma do secretário do Tesouro é estampada nas notas de dólar.

Charles Dharapak/Associated Press
Jacob "Jack" Lew, indicado para a Secretaria do Tesouro; no destaque, sua assinatura
Jacob "Jack" Lew, indicado para a Secretaria do Tesouro; no destaque, sua assinatura

"Até ontem, nunca havia me detido na assinatura de Jack", disse Obama, em referência a Lew. "Quando a mídia a mostrou, cheguei a considerar dar um passo atrás em minha decisão, mas Jack me garantiu que trabalhará para fazer com que ao menos uma letra de sua assinatura seja legível", declarou, em tom jocoso.

Embora seja menos experiente que Geithner em economia internacional e finanças internacionais, o possível novo secretário é mais familiar com política fiscal e negociação com o Congresso. Espera-se, em 2013, uma disputa entre democratas e republicanos pelo aumento do teto da dívida pública e por uma possível suspensão do corte de gastos que deve entrar em vigor no início de março.

A profunda cisão das bancadas no Congresso também foi vista em 2012, quando um acordo para evitar o chamado abismo fiscal só foi costurado na véspera da data-limite para sua implantação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página