Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2013 - 12h09

Berlusconi disse que apoiaria chefe do BCE para Presidência da Itália

Publicidade

DA REUTERS, EM ROMA

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi disse nesta terça-feira que apoiaria o chefe do Banco Central Europeu, Mario Draghi, se fosse indicado para disputar a Presidência do país. A possibilidade foi descartada pela instituição europeia.

Em entrevista coletiva a um canal de televisão italiano, o ex-chefe de governo disse que votaria em Draghi se houvesse uma maioria que respaldasse a indicação. O nome do presidente do BCE foi cotado para substituir Giorgio Napolitano, que deixará o cargo em maio.

Anteriormente, o empresário, que tenta uma vaga no Parlamento italiano na eleição de fevereiro, havia dito que tinha um nome em mente para indicar ao cargo.

No país europeu, o chefe de Estado é escolhido para um mandato de sete anos em uma sessão conjunta das duas Casas do Parlamento, junto com representantes das 20 regiões. O sucessor de Napolitano será escolhido após as eleições, que acontecem em 24 e 25 de fevereiro.

Mario Draghi é amplamente respeitado na Itália e sucedeu o francês Jean-Claude Trichet como chefe do BCE em 2011 para um mandato de sete anos. A assessoria do banco europeu disse que seu presidente está comprometido a ficar na instituição até 2018.

"O mandato de Mario Draghi como presidente do BCE é de oito anos até 31 de outubro de 2018. Ele está comprometido a cumprir seu mandato por completo", disse um porta-voz do banco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página