Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2013 - 13h56

Conservadores gregos empatam com opositores em pesquisa

Publicidade

DA REUTERS

Os conservadores na Grécia continuam a obter o mesmo nível de apoio que os esquerdistas que são contra o pacote de auxílio da União Europeia, de acordo com duas pesquisas divulgadas neste sábado e que também mostraram que dois terços dos cidadãos creem que o país está indo na direção errada.

Uma pesquisa do instituto VPRC para o jornal "Syntakton" mostrou que o apoio ao partido Nova Democracia, do primeiro-ministro Antonis Samaras, está em 29,5%, empatado com o SYRIZA, da oposição.

Outra pesquisa, feita pela Metron Analysis para o jornal semanal "Ependytis" mostrou que o apoio ao Nova Democracia está em 27,8%, contra 28% do SYRIZA.

Os conservadores ficaram atrás do SYRIZA por meses nas pesquisas de opinião após a eleição de junho, mas uma sondagem de 11 de janeiro, feita pelo Public Issue, mostrou que a legenda empatou na preferência com os esquerdistas pela primeira vez em vários meses.

"A coalizão dos três partidos parece estar reconquistando terreno após a decisão do Eurogroup, de dezembro, ter garantido o pagamento de uma fatia do auxílio", afirmou o jornal "Ependytis".

"Mas a legenda ainda enfrenta uma opinião pública cuja uma maioria de 64% sente que o país está indo na direção errada."

Na pesquisa do instituto VPRC, esse número está em 67%.

Atenas esteve em negociação com seus credores internacionais por meses sobre um pacote de austeridade para colocar a economia no caminho de evitar a bancarrota, antes de uma nova ajuda finalmente ser liberada em dezembro.

De acordo com ambas as pesquisas, o partido Aurora Dourada, de extrema direita, continua na terceira posição, com 10,7% a 12% da preferência.

O apoio aos partidos menores da coalizão, o socialista PASOK e o partido Esquerda Democrática, varia entre 6,5 a 7,7% e 5 a 5,7%, respectivamente.

A pesquisa da Metron Analysis também mostrou que 62% dos gregos acham que o país conseguirá evitar a bancarrota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página