Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2013 - 13h54

Cameron cobra resposta internacional a ação de terroristas na África

Publicidade

BERNARDO MELLO FRANCO
DE LONDRES

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, cobrou nesta segunda-feira uma resposta internacional "rápida e dura" à ação de terroristas ligados à Al Qaeda na África.

Em discurso no Parlamento, ele atacou grupos radicais islâmicos que, em suas palavras, tentam "dividir o mundo num choque de civilizações".

Cameron disse que o Reino Unido vai apoiar os esforços de governos africanos contra o terrorismo e voltou a defender a ação militar liderada pela França em Mali.

"Este ataque mostra a ameaça de terroristas aos cidadãos desses países, e também aos nossos cidadãos, nossas empresas e nossos interesses lá", disse Cameron.

"Mais do que nunca, esta ameaça precisa de uma resposta internacional rápida e dura. Temos que ser realistas as sobre as ameaças que estamos enfrentamos."

O primeiro-ministro prometeu usar seu mandato à frente do G8 para coordenar ações globais contra o terrorismo.

Ele disse que os Estados Unidos estão ajudando a identificar corpos carbonizados após a ação militar que pôs fim ao sequestro.

MORTOS

Cameron afirmou que três cidadãos britânicos morreram na ação. Segundo ele, outros três britânicos e um colombiano que vive no Reino Unido estão desaparecidos e também teriam morrido.

O líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, elogiou o discurso do primeiro-ministro e prometeu apoiar as ações do governo contra o terrorismo acima de divergências partidárias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página