Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2013 - 15h19

Evo Morales diz que Chávez passa por fisioterapia em Cuba

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta terça-feira que Hugo Chávez passa por sessões de fisioterapia, a cerca de 40 dias da quarta operação a que o venezuelano foi submetido para retirar um câncer na região pélvica.

Em entrevista concedida em La Paz, o boliviano disse que ouviu os novos avanços na saúde de Chávez após entrar em contato com Havana, onde o venezuelano está internado. Ele não deu detalhes sobre com quem conversou para conseguir as informações.

"Eu me comuniquei com Cuba e, irmãos e irmãs, eu tenho boas notícias sobre nosso irmão, Hugo Chávez. Ele já está fazendo fisioterapia para voltar a seu país".

Morales ainda desejou pronta recuperação ao homólogo venezuelano. "Líderes latino-americanos como Fidel [Castro] e Hugo Chávez são muito necessários nos eventos internacionais e tenho certeza de que estaremos juntos de novo nas cúpulas presidenciais", disse.

O discurso de Morales é mais um que dá conta de que o presidente está se recuperando. Na segunda (21), um dos irmãos do presidente disse que o líder deve voltar à Venezuela nos próximos dias. Argenis Chávez, que é presidente da Empresa Elétrica Socialista (Corpoelec), disse que o mandatário está se recuperando.

Ele disse que o retorno deverá ser definido por sua equipe médica nos próximos dias. Chávez não é visto em público desde que viajou para Cuba, em 10 de dezembro do ano passado.

PROBLEMA POLÍTICO

Apesar de ter delegado poder ao vice, Nicolás Maduro, com autorização da Assembleia Nacional, Chávez não tomou posse para o seu quarto mandato como presidente, que começou no dia 10. Ele foi empossado após decisão da Casa Legislativa e do Tribunal Supremo de Justiça, que reconheceram sua reeleição.

A decisão judicial causou insatisfação em setores da oposição, que consideraram o cargo vago por causa da internação de Chávez e pediram a posse do presidente da assembleia, Diosdado Cabello, e a convocação de novas eleições 30 dias após a data de posse.

Mesmo com o reconhecimento de adversários como o governador e ex-presidenciável Henrique Capriles, os opositores ainda apresentaram recurso à OEA (Organização dos Estados Americanos), que considerou a investidura legal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página