Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2013 - 05h53

Homens armados matam 18 pessoas em mercado na Nigéria

Publicidade

DA EFE

Supostos membros do grupo radical islâmico Boko Haram mataram na segunda-feira (21) 18 pessoas no mercado de Damboa, no estado de Borno, norte da Nigéria, informaram fontes oficiais.

"Homens armados desconhecidos, que suspeitamos se tratar de membros da Boko Haram, foram ao mercado da cidade e mataram no ato 13 caçadores locais, enquanto outros cinco morreram no hospital quando recebiam tratamento", disse ontem à noite o chefe do Distrito de Damboa, Alhaji Abba Ahmed, ao diário local "Vanguard".

De acordo com Ahmed, os pistoleiros não são habitantes locais, já que chegaram a Damboa de carro, produziram a matança e foram embora.

"As 18 vítimas eram caçadores de macacos e porcos, entre outros animais, que são sagrados para os muçulmanos", explicou o chefe do distrito.

A Boko Haram, cujo nome significa em língua local "a educação não islâmica é pecado", luta para impor a lei islâmica no país, de maioria muçulmana no norte e preponderância cristã no sul.

O grupo radical assassinou mais de 3 mil pessoas em ataques cometidos desde 2009, segundo os últimos números das autoridades nigerianas.

Com 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página