Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 04h30

Canais ilegais de TV via satélite viram mania no Irã

Publicidade

THOMAS ERDBRINK
DO "NEW YORK TIMES"

TEERÃ - Num domingo recente, Shahnaz e sua mãe ligaram o receptor contrabandeado de conteúdos via satélite, com a antena cuidadosamente escondida na varanda, e assistir à sua telenovela favorita, "A Idade das Tulipas".

As duas acompanhavam há meses o mundo luxuoso do másculo Cinar e da esbelta Yesim, cujos complicados triângulos amorosos e gravidezes extraconjugais garantem a milhões de iranianos uma fuga dos problemas da vida real, como as sanções econômicas e o colapso da moeda nacional.

Nesse dia, porém, elas não encontraram os personagens da novela turca. Um dos canais via satélite de maior audiência no Irã, o GEM TV, que opera a partir de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e fazia transmissões ilegais no Irã, foi tirado do ar sem qualquer explicação.

"Essas novelas abrem meu coração. Quem as está tirando de mim?" perguntou a dona de casa Shahnaz, 52, pedindo que seu sobrenome não fosse citado. Sua mãe, de 84 anos, lançou um xingamento ao ar: "Que suas cabeças sejam cobertas de sujeira!".

No dia seguinte, em meio ao silêncio da mídia noticiosa iraniana, multiplicaram-se rumores desvairados sobre as causas do blecaute do canal. Alguns descreviam uma operação governamental de repressão tecnicamente complicada, outros um complô astuto para levar as pessoas a pagar por uma assinatura mensal. "Primeiro eles nos viciaram, agora estão tentando arrancar dinheiro de nós", opinou o porteiro de um prédio na zona oeste de Teerã.

Milhões de iranianos com equipamentos de satélite ilegais trazidos de contrabando e vendidos por menos de US$ 150 podem assistir a programas de jornalismo, a talk shows e, em alguns casos, a seriados ou novelas ousados.

Nenhum desses programas, é claro, apareceria na televisão estatal iraniana, quer por uma questão de gosto ou de política. A polícia regularmente arranca antenas de satélite de cima de telhados, e clérigos lançam avisos sobre os efeitos corruptores dos programas não iranianos sobre as crianças e as famílias.

A emissora Voice of America tem um canal em persa, assim como a BBC. Mas os canais de jornalismo e os programas de entrevistas sobre política estão rapidamente perdendo espaço para canais de entretenimento em persa, especialmente telenovelas turcas. Entre os novos programas, há um show de talentos apresentado por uma das cantoras mais conhecidas do Irã, Googosh, e competições de dança iranianas gravadas na Geórgia.

"Nos canais via satélite eu assisto ao 'America's Got Talent' dublado em persa. No mesmo horário, nossa TV estatal exibe um programa de uma hora sobre matemática. Qual você preferiria?", diz o corretor de seguros Hamid-Reza Mohammadi, 30.

Para Shahnaz, o problema passou a ser como preencher as longas noites com sua mãe. Ela tentou um canal de música europeu em que modelos com pouca roupa dançavam ao som de uma canção intitulada "Solte a Franga", mas mudou de canal antes que sua mãe pudesse perceber. "Não está passando nada hoje", disse à mãe. "Vamos dormir."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página