Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2013 - 08h06

Atentado contra policiais mata pelo menos dez no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos dez pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas após a explosão de uma bomba na passagem de um comboio militar em Candahar, a segunda maior cidade do Afeganistão, na noite deste sábado.

Segundo as autoridades locais, os agentes voltaram ao quartel após desativar outro explosivo em um prédio residencial da cidade e prender três acusados de tê-lo colocado. Dentre os mortos, estão oito policiais e dois dos acusados. Outros seis agentes e um suspeito ficaram feridos.

Esta é a quarta explosão no sábado, dia que terminou com pelo menos 24 mortos em outros atentados em todo o país. Mais cedo, dez agentes morreram em um atentado suicida provocado por um terrorista em uma moto na Província de Kunduz, no norte.

Outras duas ações foram registradas na cidade de Ghazni, no leste, com dois mortos, e na Província de Farah, com outros dois policiais mortos. Ainda não há informações sobre a autoria da ação, mas explosões como essa são geralmente reivindicadas pelo grupo armado Taleban.

A milícia usa os atentados como parte da estratégia para tentar derrubar a administração de Hamid Karzai, apoiada pelos Estados Unidos, que lidera as forças da Otan que ocupam o país desde 2001, quando começou a guerra contra grupos terroristas.

Devido a ações do gênero, pelo menos 402 soldados estrangeiros morreram no campo de batalha afegão no ano passado, segundo o portal icasualties.org. Neste ano, foram oito os mortos.

As tropas internacionais deverão sair do país até 2014, quando a segurança será transferida ao Exército afegão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página