Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 17h48

Sharon demonstra "atividade cerebral significativa", dizem médicos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Neurocientistas da universidade Ben Gurion, de Beer Sheva, no sul de Israel, do hospital de Soroka e da universidade da Califórnia, anunciaram registros de "atividade cerebral significativa" do ex-premiê israelense, Ariel Sharon, após uma bateria de testes.

"Sharon, que, considera-se, se encontra em estado vegetativo desde 2006 devido a uma hemorragia cerebral, foi examinado para que se determinasse a extensão e as características de seu processamento encefálico com a ajuda de métodos desenvolvidos pelo professor Martin Monti, da UCLA", diz o hospital, em comunicado.

"Cientistas mostraram a Sharon fotografias de sua família, fizeram-no ouvir a voz de seu filho e usaram estímulos táteis para determinar até que ponto seu cérebro reagiria a estímulos externos", prossegue a nota.

Nir Elias/Reuters
O ex-premiê israelense Ariel Sharon; em coma desde 2006
O ex-premiê israelense Ariel Sharon; em coma desde 2006

"Para a surpresa deles, uma atividade cerebral significativa foi observada em cada teste em áreas encefálicas específicas, indicando processamento adequado destes [estímulos]", afirma o hospital.

Sharon, 84, havia sido transferido de Tel Aviv, onde se encontra internado desde 2006, para testes de ressonância magnética na quinta-feira (24) e retornou à capital do país no mesmo dia.

"Informações do mundo exterior estão sendo transferidas para as partes apropriadas do cérebro do sr. Sharon", afirmouo professor Monti. "No entanto, a evidência não indica claramente de Sharon tem a percepção consciente desta informação", acrescentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página