Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2013 - 14h15

Reino Unido anunciará cortes orçamentários em pré-escolas e berçários

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Departamento de Educação do Reino Unido anunciou que deverá revelar nos próximos dias cortes orçamentários nas pré-escolas e berçários britânicos, além de mudanças na lei que rege os estabelecimentos.

O projeto é o primeiro de um conjunto para aumentar o acolhimento de crianças em creches e educação básica e acontece em meio a uma série de cortes feitos pelos britânicos para lidar com a crise financeira.

A reforma foi anunciada pela chefe do departamento, Elizabeth Truss. Em entrevista à Radio 4, ela afirmou que a medida busca profissionalizar e aperfeiçoar a mão de obra no setor pré-escolar.

"Um dos principais problemas encontrados pelos pais não é apenas o custo alto, mas a disponibilidade de vagas, que está muito escassa devido à restrição e à falta de profissionais".

Truss também anunciou o aumento de crianças por cuidadora, variando conforme a idade. Para as crianças de dois a cinco anos, cada cuidadora poderia tomar conta de quatro, ao invés de três, como é nos dias de hoje.

Os números também serão reduzidos para crianças menores. Para crianças entre um e dois anos, cada profissional passaria a cuidar quatro, ao invés dos atuais três.

Para a chefe do departamento, o número de crianças por cuidador pode aumentar com a presença de professoras mais especializados. Ela disse que o governo incentivará a qualificação dos atuais profissionais.

Truss afirmou que os pais não precisam se preocupar, pois a medida é segura e ainda está acima de outros países vizinhos, como Dinamarca, França e Alemanha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página