Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2013 - 16h57

Exportações de petróleo do Irã têm maior alta desde sanções

Publicidade

EMMA FARGE
HUMEYRA PAMUK
ALEX LAWLER
DA REUTERS, EM GENEBRA/DUBAI

As exportações iranianas de petróleo dispararam em dezembro para seu maior nível desde que as sanções da União Europeia (UE) começaram a produzir efeito, em julho do ano passado, disseram analistas e fontes nos portos. A forte demanda chinesa e a expansão da frota de petroleiros teriam ajudado o membro da Opep a se esquivar das sanções.

As exportações subiram para cerca de 1,4 milhão de barris por dia (bpd) em dezembro, de acordo com duas fontes da indústria e dados de embarques e alfandegários compilados pela agência de notícias Reuters, corroborados por outras fontes e consultores.

As fontes disseram que esperavam que as exportações caíssem em janeiro ante o auge em dezembro, antes das novas sanções americanas.

As sanções ocidentais que visam conter o polêmico programa nuclear do Irã reduziram pela metade as exportações do país em 2012 ante os 2,2 milhões de bpd no final de 2011, resultando em perda de bilhões de dólares em receitas para o país.

Mas a forte e contínua demanda da China, importante comprador e de outros países como a Índia e o Japão, bem como as compras de novos navios petroleiros, permitiram que a República Islâmica aumentasse inesperadamente suas exportações no final do ano passado.

Os EUA e a UE querem que a pressão econômica force o Irã a discutir os temores sobre seu programa nuclear, o qual Teerã insiste que é desenvolvido para fins pacíficos, mas o Ocidente suspeita que seja para a fabricação de armas.

Salar Moradi, analista do mercado de petróleo na consultoria de petróleo e gás FGE, estima que o Irã tenha enviado mais de 1,4 milhão de bpd da commodity em dezembro e prevê que as exportações permaneçam entre 1,1 milhão e 1,3 milhão de bpd no primeiro trimestre de 2013.

Isso representaria um aumento de uma mínima de menos de 900 mil bpd em setembro, e sugere receitas mensais de cerca de US$ 4,7 bilhões com base nos preços de dezembro do Brent.

"Eles [iranianos] compraram um número de petroleiros da China e podem agora realizar mais entregas... Isso tira um pouco da pressão sobre o Irã, facilita o tráfego dos petroleiros e por isso estamos vendo um aumento nas exportações para a China", disse.

A segunda fonte da indústria disse que a alta nas exportações para quase 1,4 milhão de bpd é um resultado dos compradores usuais encontrando novos caminhos para garantir os fornecimentos.

Mas, assim como a FGE, ele estima que eles cairiam levemente para cerca de 1,3 milhões de bpd em janeiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página