Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2013 - 01h50

Seul detecta nova atividade relacionada a teste nuclear da Coreia do Norte

Publicidade

DA EFE

A inteligência sul-coreana detectou novos indícios de atividade na base norte-coreana de Punggye-ri, o que indica que o teste nuclear anunciado pela Coreia do Norte pode acontecer a qualquer momento, explicou neste sábado um porta-voz do governo de Seul.

"Detectamos, em um túnel na parte sul das instalações de Punggye-ri, que os trabalhos que supostamente fazem parte dos preparativos para o teste nuclear entraram em sua última fase", afirmou o porta-voz em declarações recolhidas pela agência "Yonhap".

Ontem, fontes do governo sul-coreano asseguraram que a Coreia do Norte havia instalado equipamentos de medição na base, situada no noroeste do país, e que tinha coberto a entrada do túnel na parte oeste das instalações em um aparente tentativa de evitar a vigilância por satélite.

"A Coreia do Norte poderia realizar o teste tanto no túnel oeste como no túnel sul. De fato, as atividades no túnel sul poderiam estar destinadas a desviar nossa atenção do túnel oeste. Por isso estamos vigiando cada movimento de perto", acrescentou hoje o porta-voz do Executivo sul-coreano.

A base de Punggye-ri, que conta com pelo menos três entradas à rede de túneis e com vários edifícios auxiliares, é o local onde os analistas consideram que acontecerá o teste, dado que o regime comunista de Pyongyang usou estas instalações nos que realizou em 2006 e 2009.

A Coreia do Norte confirmou na semana passada que executará em breve um teste nuclear e que este seria "de maior nível" que esses dois anteriores.

Isto poderia significar que a Coreia do Norte utilizaria pela primeira vez urânio altamente enriquecido, segundo avaliaram analistas sul-coreanos e americanos nos últimos dias.

O regime de Kim Jong-un anunciou sua intenção de realizar a nova detonação nuclear depois que o Conselho de Segurança da ONU ampliou as sanções ao país pelo lançamento de um foguete de longo alcance em dezembro, que considerou um teste encoberto de mísseis balísticos de longo alcance.

Coreia do Sul e EUA prometeram responder de forma contundente caso a Coreia do Norte realize seu anunciado teste nuclear, por considerá-lo uma ameaça a sua segurança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página