Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2013 - 00h15

Organização de prefeitos contra armas ilegais emitirá anúncio no Super Bowl

Publicidade

DA EFE

A organização "Prefeitos contra as armas ilegais", co-presidida pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, emitirá um anúncio em favor da verificação de antecedentes em todas as vendas de armas durante um dos intervalos do Super Bowl neste domingo.

Em comunicado, a organização anunciou neste sábado sua iniciativa e detalhou que o anúncio de 30 segundos será emitido pela rede "CBS", a encarregada este ano da transmissão da final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), que em 2012 foi seguida por mais de 111 milhões de telespectadores.

"Fechar o enorme vazio jurídico que permite a delinquentes ter armas em suas mãos é muito fácil", sustentou Bloomberg, um dos maiores defensores de um maior controle das armas nos EUA.

"A verificação de antecedentes é a melhor maneira de evitar que gente perigosa tenha armas em suas mãos e por isso é uma medida que tem o apoio arrasador dos americanos e inclusive dos proprietários de armas", disse por sua vez o prefeito de Boston e também co-presidente da organização, Thomas M. Menino.

As "únicas pessoas" que não estão de acordo com essa verificação são os líderes da Associação Nacional do Rifle (NRA, em inglês), acrescentou Thomas.

Nesse sentido, a organização assinalou que o anúncio que será emitido durante o Super Bowl será focado em pedir à poderosa NRA uma mudança de posição para que apoie uma reforma "de bom senso" que permita a verificação de antecedentes em todas as vendas de armas.

Segundo a organização, 33 pessoas são assassinadas por armas de fogo a cada dia nos EUA e ao redor de 40% das transferências de armas acontecem sem uma verificação de antecedentes.

O massacre de dezembro do ano passado em Newtown, onde Adam Lanza matou 20 crianças e seis adultos em uma escola após assassinar sua mãe e antes de se suicidar, reabriu nos EUA o debate sobre as armas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página