Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2013 - 11h01

Exército de Israel prende 25 militantes do Hamas na Cisjordânia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Exército de Israel prendeu nesta segunda-feira 25 militantes do Hamas em uma operação em três cidades da Cisjordânia. A ação foi confirmada pelos militares, mas sem dar detalhes sobre as circunstâncias das detenções.

Segundo a agência de notícias palestina Wafa, as prisões foram feitas nas cidades de Hebron, Nablus e Ramallah e prenderam 23 integrantes do grupo radical, dentre eles três deputados --Ahmad Atun, Hatem Qufeisheh e Mohamad al Tun.

Os três são integrantes da coligação Mudança e Reforma, que contou com o apoio do Hamas durante a eleição parlamentar na Cisjordânia, em 2011. Ahmad Atun também foi preso em 26 de setembro de 2011 pelo Exército israelense, antes de ser expulso para a Cisjordânia.

Após estas prisões, subiu para 12 o número de deputados do Hamas no Parlamento palestino presos na Cisjordânia. A agremiação tem 74 dos 132 deputados do legislativo e comanda a faixa de Gaza. Os adversários do Fatah controlam a Cisjordânia.

O Fatah é liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que é apoiado pelos países ocidentais e deseja negociações com Israel para chegar a um processo de paz. Já o Hamas, liderado por Khaled Meshaal, defende a luta armada como parte da solução para o conflito com o Estado judaico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página