Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2013 - 18h47

Especialistas da ONU pedem que Irã liberte jornalistas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de especialistas independentes em direitos humanos sob o mandato da ONU pediu nesta terça-feira que o Irã pare imediatamente com a onda de prisões de jornalistas e liberte os detidos.

"A recente onda de detenções de jornalistas presos apenas por terem exercido suas atividades profissionais constitui uma violação flagrante das obrigações do Irã para com o direito internacional sobre direitos humanos", declaram em comunicado.

Segundo os especialistas da ONU, na semana passada as forças de segurança intervieram em cinco sedes de jornais, a maioria deles independentes. Pelo menos 17 jornalistas foram presos e, além desses, há mais de 40 repórteres detidos no país.

Alguns profissionais são acusados de colaborar com veículos estrangeiros "anti-revolução" e organizações ligadas aos direitos humanos.

O Irã se preparar para as eleições presidenciais, marcadas para junho. O grupo advertiu que as prisões recentes de jornalistas podem "servir para reforçar a autocensura e, severamente, contrair a liberdade de opinião e expressão em um momento chave no desenvolvimento político do Irã".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página