Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2013 - 22h05

Vaticano defende casamento 'tradicional', mas aceita direitos civis de gays

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O representante do Vaticano para assuntos relacionados à família, monsenhor Vincenzo Paglia, defendeu nesta terça (5) o casamento "tradicional", entre homem e mulher, mas reconheceu que casais homossexuais devam ter seus direitos civis e patrimoniais garantidos pelo Estado para "impedir injustiças e discriminações".

Paglia condenou veementemente atos de discriminação aos homossexuais em alguns países da África e do Oriente Médio e disse que essas ações devem ser combatidas.

No entanto, ele posicionou-se contra a legalização da adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

REINO UNIDO

Mais cedo, a Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que legaliza o casamento dentre pessoas do mesmo sexo. A proposta do governo do primeiro-ministro David Cameron foi aprovada por 400 votos a 175 e vale para a Inglaterra e o País de Gales.

O texto ainda precisa passar por comissões antes de ser analisado pela Câmara dos Lordes. Mesmo assim, a votação já é considerada histórica e sinaliza a possível aprovação definitiva do texto em alguns meses.

Segundo o texto, fica legalizado o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a realização de cerimônias religiosas nas confissões que quiserem, com a exceção explícita das igrejas oficiais da Inglaterra e de Gales. O texto também permite às pessoas que mudarem de sexo permanecer casadas.

Essa mudança era uma promessa de campanha dos liberais-democratas, membros minoritários da coalizão de governo, e conta com o apoio da oposição trabalhista e da opinião pública no Reino Unido --que, desde 2005, permite as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

Com informações de BERNARDO MELLO FRANCO, de Londres

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Ford Fiesta Ford Fiesta Confira aqui! A partir de R$ 15.749

Notebook Notebook LED, HDMI e USB, a partir de 14x de R$ 62,23

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página